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Novos olhares para a matemática: revisando conteúdos
Micaela Campos Severo, Moisés Freiberger, Dolurdes Voos, Taline Foletto, Joseane Fiegenbaum

Última alteração: 19-03-2018

Resumo


Em situações de contexto escolar, especialmente nas aulas de matemática de turmas de primeiros anos do Ensino Médio e de disciplinas básicas em cursos Superiores, muitos alunos apresentam dificuldades nos processos aritméticos essenciais para construção e desenvolvimento algébricos presentes no Ensino Médio e nas disciplinas que necessitam de matemática básica no Ensino Superior. Acredita-se que isso se deve, muitas vezes, às metodologias de ensino, onde pequenos detalhes são perdidos no decorrer da aprendizagem e muitas dúvidas surgem nas questões algébricas de maior complexidade. Nesse sentido, propôs-se o desenvolvimento do projeto de ensino "Novos olhares para a Matemática: revisando conteúdos”, com objetivo de oportunizar aos alunos ingressantes nesses níveis uma revisão de conceitos matemáticos fundamentais, a fim de sanar dúvidas acumuladas de anos escolares anteriores. Esse projeto se desenvolve mediante encontros presenciais e resolução de questões. Nos encontros presenciais, que ocorrem quinzenalmente, no contra turno, realiza-se revisões de conceitos matemáticos tais como operações básicas, geometria, equações de primeiro e segundo graus e funções. Ainda, semanalmente são enviadas aos e-mails dos alunos participantes, um formulário composto por questões de múltipla escolha e links com sugestões de vídeo-aulas sobre os conceitos abordados nas questões. Estes formulários são enviados por meio da ferramenta Google Drive Formulários. Após o período em que os alunos enviam as respostas, é dado um retorno das questões corretas e uma sugestão de resolução das questões que precisam ser revisadas para que os alunos possam perceber suas principais dificuldades. A segunda etapa deste projeto já está em andamento e consiste na utilização do programa Geogebra, um software dinâmico de matemática que reúne recursos de álgebra, geometria, probabilidade, estatística, tabelas e cálculos simbólicos, para o estudo de funções. Nesta etapa, a utilização de um software para o estudo de conceitos matemáticos busca desenvolver, nos alunos participantes, habilidades de compreensão geométrica dos conceitos estudados, principalmente àqueles relacionados ao estudo de funções. Até o momento, percebe-se que o projeto permite um acompanhamento focado nos alunos, trabalhando as dificuldades que cada um apresenta de forma individualizada. Muitas vezes, a revisão de determinados conceitos os orienta para que se reencontrem no processo de construção do conhecimento, trazendo novos sentidos às aprendizagens anteriores. A metodologia de questões por formulários via e-mails vem apresentando boa aceitação pelos alunos. Acredita-se que esta aceitação se deve ao fato do fácil acesso às tecnologias necessárias e ao retorno de seus acertos e erros.


Palavras-chave


Ensino de Matemática; Revisão de conceitos; Educação Básica

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