Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

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A dinâmica musical do Coral Jovem do IFRS - Campus Osório
Carlos Eduardo Vitorino Gomes, Leonardo Pereira dos Santos, Agnes Schmeling

Última alteração: 19-03-2018

Resumo


O Coral Jovem, projeto de ensino, vinculado ao Programa Música no IFRS – Campus Osório está em seu quinto ano de execução e foi criado a partir da demanda dos alunos do ensino médio integrado (EMI). Tem como objetivos complementares a educação musical ofertada no primeiro ano dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, proporcionar o desenvolvimento músico-vocal dos participantes, promover o processo de musicalização por meio do canto coral, valorizar a música no cotidiano dos alunos como importante elemento sociocultural e ainda, analisar e refletir sobre música no contexto social. Este ano, a proposta geral da ação é desenvolver um espetáculo com a temática afro-indígena. A metodologia utilizada é composta por três partes: primeiro contato com a atividade e o tema; construção do espetáculo artístico-vocal e, por fim, as apresentações à comunidade. O grupo formado por 33 coralistas (alunos do ensino médio do Campus Osório e da comunidade externa) se reúnem todas as quintas-feiras durante a troca de turnos da manhã para tarde na sala de música do Campus Osório, onde acontecem atividades de técnica vocal, discussão sobre o tema proposto e ensaios de repertório e cênicos. Paralelo a isso, o grupo, e principalmente a equipe formada por três bolsistas planeja as atividades, discute e monta arranjos musicais. Além disso, pela primeira vez, o Coral Jovem se alia ao projeto de extensão Espetáculo Afro-Indígena, que visa o resgate das raízes culturais brasileiras. Pode-se observar que os objetivos da ação são atingidos, uma vez que os participantes têm acesso à música e à cultura de uma forma dinâmica e prazerosa. Ao participar da atividade, os jovens adquirirem experiência no convívio coletivo, proporcionado pela dinâmica de grupo; aprimoram e desenvolvem conhecimentos músico-vocais; desenvolvem habilidades organizacionais como a expressão oral, liderança, presença de palco e trabalho em equipe. Segundo os participantes, o que os motiva a participar da atividade é o encanto pelo fazer musical, o formato dinâmico da atividade, a socialização musical, o desenvolvimento de habilidades e a oportunidade do acesso à diversidade cultural. Desta forma, pode-se perceber que o projeto de ensino Música no IFRS - Campus Osório: Coral Jovem atinge seus objetivos, já que, além de contemplar a Lei nº 11.769/08, que dispõe da obrigatoriedade da educação musical no ensino básico, consegue proporcionar uma experiência única e diversificada através da música aos participantes, promovendo a troca de saberes e a boa convivência coletiva.


Palavras-chave


Canto coral; Música; Educação musical; Diversidade cultural

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