Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

Tamanho da fonte: 
Um Projeto, Dois Olhares: atuação nas oficinas com estudantes do Campus Viamão
Jéssica Luiza de Oliveira Alves, Anelise Schutz

Última alteração: 19-03-2018

Resumo


O tema do presente trabalho é a participação como bolsista de ensino no projeto “Oficinas de Apoio Pedagógico” no Campus Viamão, abarcando as contribuições, aprendizados e o  olhar sobre o desenvolvimento do projeto. A justificativa para a escolha do tema se dá pela importância de relatar o trabalho como bolsista a partir da própria perspectiva sobre o desenvolvimento e contribuições dentro do projeto. Os objetivos são: detalhar as contribuições e percepções como bolsista nas oficinas de apoio pedagógico; descrever o planejamento e desenvolvimento das oficinas e analisar os efeitos produzidos junto aos participantes do projeto. A metodologia do trabalho envolve as etapas do planejamento das atividades das oficinas de apoio pedagógico e sua aplicação com os estudantes participantes. Os encontros ocorrem semanalmente no Campus Viamão, com duração de noventa minutos, sempre no final da tarde, e contam com o número de vinte estudantes inscritos. Os conteúdos trabalhados nas oficinas foram trazidos pelos próprios estudantes e envolvem estratégias de aprendizagem como forma de aprimorar seu desemprenho acadêmico. A cada encontro, os estudantes avaliam as oficinas utilizando diários de bordo. Todas as etapas do projeto, desde o planejamento ao desenvolvimento das atividades, são compartilhadas pela bolsista e pela coordenadora do projeto. Nos encontros, a bolsista é participante, dando contribuição às discussões em pauta e ajudando na comunicação de todos. Também destaca-se a função de fornecer um outro olhar, além da mediadora, a partir de uma perspectiva diferenciada, em que esta destaca momentos que considerou relevantes, não deixando que passem despercebidos. Quando os encontros são encerrados, as impressões dos encontros são compartilhadas a partir dos registros dos estudantes participantes, da bolsista e da mediadora. O projeto encontra-se em desenvolvimento e seus resultados são parciais, apresentados a seguir.  Pode-se observar como resultado do projeto que os alunos participantes das oficinas estão demonstrando maior facilidade de comunicação e desenvolvendo algumas de suas habilidades, conforme apontamentos feitos por eles. Os relatos apontam que os estudantes estão utilizando as técnicas e estratégias trabalhadas nas oficinas para incrementar seu processo de aprendizagem. As oficinas ainda estão ocorrendo e, ao término do projeto, será avaliado o projeto em seus resultados a partir dos diferentes olhares.

Palavras-chave


Aprendizagem; Bolsista; Oficinas

Texto completo: PDF