Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

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IFMUNDI: produzindo conhecimento e promovendo debates no IFRS - campus Osório
Cediane Luz da Silva, ALEXANDRE RICARDO LOBO DE SOUSA

Última alteração: 19-03-2018

Resumo


O projeto é composto por simulações da Organização das Nações Unidas (ONU), através da representação de uma assembleia do Conselho de Direitos Humanos (CDH) da ONU, e um fórum sobre problemas locais. O projeto parte da ideia de que conhecer e estudar questões mundialmente relevantes leva o aluno a refletir sobre tais questões e desenvolver habilidades de leitura do mundo contemporâneo. O principal objetivo do projeto é desenvolver de forma alternativa assuntos já trabalhados em sala de aula, fazendo com que o aluno reflita e tente resolver problemas com diplomacia os as questões levadas até ele, respeitando ideias que por vezes não são suas, a fim de solucionar o conflito de seu país ou instituição, desenvolvendo sua habilidade crítica, argumentativa e de tolerância a posicionamentos diferentes do seu. O projeto foi divido em três grandes partes: a definição dos temas de debate e produção dos guias de estudo disponibilizados aos alunos, inscrições e preparação dos alunos participantes e as simulações de debates da ONU. O funcionamento das simulações foi pensado e organizado conforme as assembleias reais da ONU: em cada assembleia, havia uma mesa moderadora de debates composta pelos bolsistas do projeto, responsáveis por conduzir o debate e as votações. Foram cinquentas e quatro alunos inscritos, participando ativamente dos debates, durante todo os debates os alunos foram os protagonistas do evento demonstrando interesse e confiança. Ao término das simulações os participantes do fórum local, cujo tema foi: Rodeio, tradição ou exploração animal? e do Comitê dos Direitos Humanos, com tema: O acesso a educação básica, desenvolveram e escreveram resoluções conforme ocorre nas assembleias gerais da ONU.O evento teve ainda um terceiro comitê: a Agência de Comunicação (AC), os participantes da AC foram os jornalistas do evento, criando e divulgando notícias, dando assim ainda mais realidade as simulações visto que as notícias eram tomadas como totalmente reais nas simulações. Os alunos participantes durante todo o evento não saíram de seus personagens seja ele representante de algum país ou de alguma instituição, sendo esse um dos maiores focos do projeto, fazer com que os alunos pesquisassem e defendessem uma ideia que por vezes não fosse a sua, saindo assim de sua zona de conforto e respeitando as diferenças, atingindo com êxito os objetivos propostos.


Palavras-chave


Direito Humanos; Simulações; Organização das Nações Unidas; Argumentação

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