Última alteração: 19-03-2018
Resumo
O projeto de ensino - Proeja - aprendendo, produzindo e comercializando, visa possibilitar aos alunos dessa modalidade de ensino vivenciarem atividades práticas, que possibilitem, além da aprendizagem, a produção e a comercialização de produtos. O projeto surgiu como a necessidade de diversificar o processo de aprendizagem dos discentes desse curso, tentando associar atividades práticas ao desenvolvimento das aulas e ao eixo tecnológico profissionalizante, que é o comércio. As atividades práticas incentivam os alunos a desenvolver a criatividade e pensar em situações inusitadas e de empreendedorismo. Os alunos desse curso, por estarem acima da faixa etária dos dezoito anos, são trabalhadores, possuem, assim, uma vivência que precisa ser levada em consideração e valorizada no processo de ensino-aprendizagem. Para atender a essa necessidade surgiu o projeto como forma de mostrar outra abordagem metodológica dos conteúdos. As oficinas/ atividades têm os seguintes objetivos: desenvolver alguns produtos a partir dos conteúdos do ensino médio; proporcionar aulas de desenvolvimento pessoal e de cidadania; pesquisar alternativas viáveis de comercialização; participar de atividades práticas voltadas ao eixo tecnológico do curso, que é o comércio; oportunizar os discentes a vivenciar atividades práticas como forma de elaborar, associar e reforçar conteúdos estudados, desenvolver a criatividade, a iniciativa individual, a autonomia e a cooperação em grupo, valorizando o curso e tornando-o mais atraente. Utilizou-se a seguinte metodologia: as oficinas são desenvolvidas à noite, em alternados dias da semana, para que os alunos do curso possam participar, juntamente com seus professores. Os bolsistas, que cumprem horário à tarde, são os encarregados da organização das atividades e oficinas. Há oficinas/ atividades de formação pessoal e cidadã como: orientação profissional, DST, drogas lícitas e ilícitas; de elaboração e produção de alguns itens como: Química - produzir sabão e sabonete, fazer hambúrguer na agroindústria, desenvolver a técnica do stencil aplicado à estamparia; e de comercialização como: Brechó, venda de lanches para a comunidade escolar. Em todas as atividades desenvolvidas houve uma boa participação dos bolsistas e dos demais estudantes, dando uma maior visibilidade ao curso e aos alunos do Proeja.