Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

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Rodas de conversas: ao vivo e com muitas cores
Vitória Azambuja Cézar, Eduarda Cardozo da Silva, Denirio Itamar Lopes Marques

Última alteração: 16-03-2018

Resumo


O projeto contribui à reflexão e a importância das práticas grupais, fortalecimento da cidadania, do debate e da construção coletiva para as soluções temáticas emergentes em relação ao meio ambiente, ética, sexualidade e gênero, saúde, pluralidade cultural, trabalho e cidadania, promovendo a diversidade. A partir de uma metodologia dialógica, realizada através de rodas de conversa. Iniciando-se em abril/2017, com término previsto para novembro/2017, as rodas de conversas ocorrem, com uma frequência mínima de uma roda mensal. Os encontros são realizados nas dependências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Viamão, com duração aproximada de 90 minutos, sendo que esta ação consta de um estudo e planejamento pela bolsista e bolsista voluntária, com a orientação do coordenador do projeto, o que demanda um trabalho de pesquisa sobre as temáticas a serem trabalhadas. A apresentação do tema segue um padrão metodológico expositivo, através de apresentação com slides, encorajando o público a participar. Para a divulgação das rodas de conversas há uma página virtual e cartazes impressos dispostos nas salas de aula e corredores do Campus. A partir do segundo semestre de 2017, planejou-se um espaço para sugestões de tópicos emergentes na atualidade para discussão destes nos encontros das rodas de conversas. As temáticas já abordadas nesta edição foram depressão juvenil, suicídio,  LGBTfobia e violência contra mulher. Os diálogos são sempre contemplados com qualidade de argumentos e também com bastante exposição de ideias. Durante a roda de conversa acontece um café solidário que favorece a criação de um clima informal contribuindo, dessa forma, para a exposição e debate de ideias e socialização dos participantes. Percebe-se que os temas têm atraído um grupo assíduo de participantes da comunidade acadêmica, e em algumas rodas de conversa obtivemos a presença de pessoas externas a esta comunidade, o que possibilita predizer que o projeto foi evoluindo e os temas abordados mantém uma qualidade nos debates. Ainda que tenhamos um público regular, verifica-se que é possível uma maior divulgação das rodas de conversa, bem como realizar uma metodologia da escolha dos temas que contemple um maior interesse da comunidade acadêmica. Em relação aos alunos matriculados no período noturno, percebeu-se um crescimento na participação em relação à edição anterior deste projeto. As rodas de conversa têm contribuído para a formação cidadã dos alunos participantes, bem como para visibilidade a temas pouco debatidos nos meios escolares.

 


Palavras-chave


Diálogos; Integração; Aprendizagem

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