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Projeto Lema ampliando ações: as novas tecnologias no cotidiano do estudante de Licenciatura em Matemática
Rafael Dutra Ferrugem, Núbia Lúcia Cardoso Guimarães

Última alteração: 16-03-2018

Resumo


Com início em 2016, o projeto de ensino LEMA - Laboratório de Educação Matemática, desenvolvido no IFRS - Campus Canoas, formou-se com a intenção de atender demandas do curso de Licenciatura em Matemática, criando e disponibilizando um espaço para construção de conhecimento através da experimentação, produção e divulgação de recursos e propostas didáticas para o ensino e aprendizagem de matemática. Inicialmente, foram desenvolvidas atividades voltadas à organização do espaço cedido ao laboratório e catalogação dos materiais para empréstimo para, então, focar no atendimento à comunidade acadêmica. O laboratório é um ambiente mais adequado para a construção do conhecimento e a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são valiosos instrumentos para instigar investigações matemáticas que levem ao aprendizado. Atualmente, o projeto ampliou suas ações, promovendo a produção de materiais didáticos com a utilização das TICs, através de pesquisas de softwares com potencial para promover o ensino e aprendizagem de matemática e desenvolvimento de propostas didáticas com uso das TICs. Esses programas são detalhados através de uma ficha de identificação, compondo o repositório digital do LEMA, disponível no site. Além disso, o espaço virtual contou com o acréscimo de um aplicativo para smartphones chamado LEMApp que ainda está em fase experimental e possui funções como visualização e pesquisa dos recursos do laboratório, horário de funcionamento, sites relacionados ao curso, entre outros e está disponibilizado para os estudantes do curso, que podem baixá-lo e dar sugestões. Podemos destacar como resultados parciais, o conteúdo deste repositório digital a aplicação de propostas envolvendo as TICs em uma oficina do projeto de extensão POEMA, também desenvolvido no Campus. Essa oficina contou com as participações dos estudantes da Licenciatura em Matemática e professores da rede pública municipal e promoveu uma importante troca de experiências. Já estão planejadas outras práticas de ensino para aplicação destas e de outras propostas didáticas a estudantes da educação básica por meio do Projeto de Minicursos: Ensinar e Aprender Matemática. Na próxima etapa do cronograma do projeto será feita a avaliação do trabalho desenvolvido, quando serão obtidos os resultados finais desta edição. Sabendo como é importante a existência de um espaço favorável à construção ao invés da reprodução de conhecimento e do potencial que as TICs têm para auxiliar nesta tarefa, é esperado que o projeto traga importantes contribuições tanto para a formação inicial de futuros docentes do curso de Licenciatura em Matemática do IFRS Campus Canoas quanto de estudantes da educação básica desta e de outras instituições de ensino.


Palavras-chave


Laboratório de Educação Matemática; NTICs; Ensino e aprendizagem

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