Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

Tamanho da fonte: 
Contribuições da Monitoria de Matemática para melhorias no processo de aprendizagem.
Gustavo Pietroski, Letícia Gasparetto, Juliana Menegotto, Juliane Donadel

Última alteração: 16-03-2018

Resumo


A matemática é constituinte da matriz curricular, do ensino médio/técnico e cursos superiores das engenharias no Instituto Federal de Educação de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Farroupilha, encontra-se respectivamente, em disciplinas específicas de matemática básica, Pré-Cálculo, Cálculo I e Cálculo II. Também é pré-requisito para várias disciplinas, assim como, ajuda no desenvolvimento do raciocínio lógico, sendo indispensável seu aprendizado. O dizer ‘matemática é difícil’, tornou-se uma expressão naturalizada na sociedade, afetando alunos que antes mesmo de cursá-la, tem o conceito pré-construído. Acompanhado da palavra ‘difícil’ a disciplina apresenta altos índices de reprovação. A monitoria acadêmica é uma ferramenta para auxílio do aprendizado dos alunos. Funciona com a disponibilidade de horários e colegas que já cursaram a disciplina anteriormente e obtiveram bom desempenho, a fim de suprir dúvidas e concretizar conteúdo da aula. O objetivo do trabalho foi o desenvolvimento da monitoria de matemática e campanhas de conscientização, para auxiliar e despertar o interesse dos alunos que cursam disciplinas relacionadas ao conteúdo, visando a diminuição do número de reprovações. Professores indicam as dificuldades mais recorrentes e os monitores auxiliam na resolução de exercícios. Com orientação dos professores das disciplinas, o monitor, através de uma relação interpessoal com os alunos, realiza atendimentos em grupo e individuais conforme demandas. Os trabalhos foram: resolução detalhada de exercícios, aplicando quando necessárias ferramentas tecnológicas (celular, computador, softwares gráficos) e enfoques diferenciados baseados na aplicação futura. Facilitando a compreensão dos conceitos matemáticos, de aluno para aluno. Além disso, está sendo realizada uma campanha em relação ao uso consciente do celular em sala de aula. O uso de celulares e computadores torna-se indispensável no dia a dia, no entanto é uma poderosa ferramenta para desvio de atenção. A campanha enfatiza os riscos e benefícios, de uma forma dinâmica para os alunos, através de imagens, frases, notícias e artigos científicos também com o uso do leitor Qr code. No segundo semestre do ano de 2017 foi realizada uma pesquisa com alunos que poderiam participar da monitoria e os resultados mostram que 14% destes alunos participaram da monitoria, porém, dentre os participantes 100% dos mesmos tiveram suas dúvidas esclarecidas e melhoraram seu desempenho acadêmico. Espera-se que a monitoria em si juntamente com as campanhas de conscientização, contribua na diminuição de reprovações e consequentemente evasões, melhorando a formação do futuro profissional, inclusive do monitor que reforça os conhecimentos ensinando-os.


Palavras-chave


Ensino; Ferramentas Tecnológicas; Monitoria

Texto completo: PDF