Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

Tamanho da fonte: 
Retomando saberes matemáticos do ensino fundamental na Escola Estadual de Ensino Fundamental Emílio Tagliari
Dieferson Frandaloso, Fabiane Eloisa Morandini Miotto

Última alteração: 16-03-2018

Resumo


O projeto tem como ênfase revisar conteúdos de matemática vistos durante o ensino fundamental, para alunos do 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Emílio Tagliari, no município de Estação. Muitos destes alunos pretendem ingressar no ano posterior em algum dos cursos técnicos integrado ao ensino médio do IFRS – Campus Sertão. Em anos anteriores, alguns alunos da escola que tinham desejo de estudar no instituto, não conseguiram ser aprovados no processo seletivo, devido muitas vezes à falta de preparo. Diante disso, é de suma importância fazer com que eles tenham a base matemática necessária, para poderem ser aprovados no processo seletivo. Além disso, os alunos se aprovados, terão um melhor desempenho em matemática e poderão ser beneficiados durante o curso que desejam fazer. O projeto teve início no ano de 2017, e é ministrado por um aluno bolsista. O principal objetivo do deste é contribuir com as habilidades matemáticas dos alunos, a fim de sanar possíveis dúvidas destes, possibilitando assim, melhor compreensão dos conteúdos. Ainda busca-se fazer com que eles desenvolvam a capacidade de resolver cálculos mentais, ter mais concentração, raciocínio lógico, criatividade e iniciativa própria. O projeto é executado nas dependências da escola Emílio Tagliari. Os alunos participantes foram convidados pelos seus professores e se disponibilizaram a participar do projeto. Além dos estudantes que desejam participar do processo seletivo, alguns participam pelo fato de terem grandes dificuldades em matemática, podendo assim tirar dúvidas e ter melhor desempenho nas provas da disciplina. Os encontros são realizados duas vezes por semana, em turno inverso ao período de aula dos alunos. São trabalhados os principais e mais importantes conteúdos do ensino fundamental, e também conteúdos que os estudantes estão vendo no momento, além de dúvidas corriqueiras. Como resultados parciais percebeu-se nítida melhora das notas dos alunos nas provas de matemática realizadas após o início do projeto, já que eles tiveram a possibilidade de ter um espaço especial de estudo para rever o conteúdo e sanar questões que tenham ficado para trás. É muito importante que os estudantes do ensino fundamental tenham espaços como esse, onde possam rever o conteúdo das aulas e também sanar as possíveis lacunas de conhecimento que tenham ficado durante o caminho.


Palavras-chave


Ensino fundamental; Aprendizagem; Compreensão; Revisão

Texto completo: PDF