Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

Tamanho da fonte: 
Monitoria em Matemática
Lorenzo de Giacometti Peruzzolo, Luis Felipe Baranzelli, Fabiane Eloisa Morandini Miotto

Última alteração: 16-03-2018

Resumo


O projeto Monitoria de Matemática consiste na troca de experiências e conhecimentos entre monitores e alunos, visando sanar dúvidas dos alunos, relacionadas ao conteúdo de Matemática do 1º e 2º ano do curso Técnico em Agropecuária. O trabalho justifica-se pela necessidade de prestar apoio aos alunos com maiores dificuldades. Busca-se através do projeto, instrumentalizar os alunos que apresentam dificuldades em conteúdos matemáticos para que possam sanar estas e obter sucesso, tanto na disciplina de Matemática, como nas demais disciplinas do curso, que utilizam conhecimentos e conceitos matemáticos para o entendimento de seus conceitos específicos. O projeto beneficia também os monitores que tem oportunidade de aprofundar seus conhecimentos matemáticos e aprimorar o exercício de liderança. A importância da Matemática a diversos domínios científicos e tecnológicos é inquestionável. Um bom aproveitamento na disciplina dissertada pode trazer benefícios que contribuem com a criatividade, iniciativa pessoal e confiança na própria capacidade de enfrentar desafios. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento das habilidades matemáticas de alunos através da monitoria, incentivando a troca de experiência e conhecimento. Também, possibilitar a revisão de conteúdos trabalhados em sala de aula; estimular a capacidade de fazer estimativas e cálculos mentais e aperfeiçoar a concentração, raciocínio, criatividade e autonomia do aluno e monitor. Todos os alunos do 1º e 2º ano são convidados a participar, porém, é dada maior ênfase aos alunos que apresentam maiores dificuldades. São trabalhados conteúdos vistos em aula e também conteúdos de anos anteriores que os participantes possuem dificuldades ou interesse em aprofundar os mesmos. A monitoria ocorre em um dia da semana em horário fixo, das 18 h às 22h e também em horários flexíveis, conforme a necessidade dos alunos.  A avaliação do projeto é realizada mensalmente pelos bolsistas e pelo responsável do projeto, onde é discutida a progressão da aprendizagem dos alunos. Até o presente momento pôde-se observar que os alunos obtiveram bom aproveitamento e melhoramento nas suas notas parciais na disciplina de Matemática. A monitoria é um recurso muito eficaz, onde os alunos conseguem sanar suas dúvidas existentes e conseguem compreender melhor o conteúdo pelo fato de o monitor também ser o aluno e compreender as suas dificuldades. Exercer liderança e raciocínio lógico são alguns benefícios resultantes aos bolsistas. A troca de experiências entre os alunos também é um grande benefício deste projeto.


Palavras-chave


Matemática; Monitoria; Aprendizagem; Raciocínio

Texto completo: PDF