Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

Tamanho da fonte: 
Projeto de Monitoria em Matemática Financeira
Renata Oliveira Mattos, Helen Cristina Steffen

Última alteração: 16-03-2018

Resumo


Os métodos matemáticos, desenvolvidos no decorrer da disciplina de Matemática Financeira, necessitam de uma compreensão profunda para que sejam apreendidos de forma eficaz, e a ajuda de um monitor na elucidação de dúvidas de exercícios e execução de trabalhos descritos no planejamento da disciplina é de grande importância. O projeto de monitoria tem a finalidade de solucionar as dificuldades dos alunos em relação ao conteúdo trabalhado em sala de aula, bem como ao seu aprofundamento na disciplina. A monitoria tornou-se uma ferramenta facilitadora para o desenvolvimento teórico, além de funcionar como um serviço de apoio pedagógico dentro das diversas áreas do conhecimento. Um dos objetivos do projeto é o fortalecimento da base de conhecimento matemático dos estudantes, visando melhorias no entendimento e aproveitamento de Matemática Financeira nos cursos. Entende-se que essa ação é fundamental para ajudar na redução dos índices de reprovação e evasão estudantil. O projeto também visa aumentar o desempenho acadêmico dos alunos dos cursos que possuem tal disciplina como base em sua grade curricular, e dessa forma auxiliar no entendimento dos temas trabalhados em outras atividades acadêmicas dos cursos. O projeto de Monitoria em Matemática Financeira procura auxiliar alunos de diversos cursos do IFRS – Campus Viamão, tais como Tecnologia em Processos Gerenciais, Gestão Ambiental, Curso Técnico Subsequente em Administração, Curso Técnico Subsequente em Cooperativismo, Técnico Subsequente em Meio Ambiente, e o Técnico Concomitante em Meio Ambiente. O projeto tem vigência de 17/04/2017 a 17/12/2017, e ocorre de segunda a quinta-feira das 17:30 às 18:50 na sala 303 do IFRS – Campus Viamão. O controle da frequência dos alunos nas atividades de monitoria é feito em planilhas do Excel para cada dia de estudos, e atualmente 21 alunos já participaram do projeto, recebendo acompanhamento semanal para melhor absorção do conhecimento. De acordo com o feedback dos professores de Matemática Financeira, observou-se uma melhora visível no aproveitamento dos alunos nessa área, reduzindo o índice de reprovação nas disciplinas que envolvem raciocínio matemático. Os resultados definitivos serão apresentados ao final do projeto conforme o fechamento das atividades de 2017/2.


Palavras-chave


Matemática financeira; Administração Financeira; Raciocínio Lógico e Quantitativo

Texto completo: PDF