Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

Tamanho da fonte: 
Releituras machadianas : buscando alternativas para se ler Machado de Assis no século XXI
Fábio de Freitas Santana, Fabiana Cardoso Fidelis

Última alteração: 16-03-2018

Resumo


O projeto de ensino Releituras Machadianas, que iniciou suas atividades em 2016, promove um contato maior entre os alunos do IFRS – Campus Canoas e as obras do escritor Machado de Assis. O objetivo geral é facilitar a leitura e a compreensão dessas obras, tornando-as mais dinâmicas e prazerosas, trazendo-as para a vivência dos jovens leitores por meio das novas mídias. Os jovens leitores apresentam dificuldade em ler o autor, clamando por técnicas onde os textos se aproximem de sua realidade. O cinema e as revistas em quadrinho surgem como algumas propostas para reler os textos machadianos a partir do olhar do aluno, que irá fazer uma releitura dos contos para outra arte, a fim de consolidar as obras literárias clássicas, bem como aproximá-las da linguagem contemporânea. Para gerar essa proximidade, são realizados semanalmente os “Encontros com Machado” com os alunos para a leitura dramática e a discussão dos contos machadianos. Inicialmente realizavam-se leituras dramáticas, mas os participantes apresentaram dificuldade em compreender os contos, em virtude da linguagem empregada no século XIX, com expressões não familiares aos dias atuais. Foram então buscadas novas formas de fazer com que houvesse uma maior compreensão: a exibição de curtas-metragens que ligam a obra machadiana com o contexto em que os leitores contemporâneos vivem, fazendo com que os alunos possam ter um contato maior com a obra, além de maior interesse. Para aumentar ainda mais esse interesse, o projeto realizou ao longo do semestre, “oficinas de roteiro”, com o objetivo de ajudá-los a entender as técnicas empregadas para a confecção de um curta-metragem. As inscrições para as oficinas foram abertas a todos os alunos do Campus, principalmente para os alunos dos segundos anos do ensino médio técnico integrado, que estudam o período literário Realismo e a obra de Machado de Assis na disciplina de Língua Portuguesa e Literatura II. Como atividade da disciplina, é solicitado um trabalho de releitura dos contos machadianos em forma de curta-metragem. No final dos encontros, os estudantes que participaram dos encontros e das oficinas recebem certificados e são estimulados a fazer a própria releitura de um dos contos trabalhados. Todo o material desenvolvido durante os encontros e os curtas-metragens produzidos pelos alunos dos segundos anos serão apresentados no II Festival Literário do Campus Canoas, a ser realizado em novembro de 2017 no IFRS – Campus Canoas, no qual haverá premiação aos três melhores curtas.


Palavras-chave


Releitura; Contos machadianos; Novas mídias

Texto completo: PDF