Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

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Realização de atividades experimentais para inserção em componentes curriculares do curso Técnico em Alimentos do IFRS - Campus Erechim
Danusa Ferenz, Luiza Pieta, Valeria Borszcz

Última alteração: 16-03-2018

Resumo


Promover atividades experimentais curriculares oportuniza a integração entre a teoria e a prática profissional, auxiliando na construção do conhecimento em áreas específicas da Tecnologia de Alimentos. Portanto, este trabalho teve como objetivo demonstrar as atividades realizadas no Projeto de Ensino intitulado “Ciência e Arte em Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal”. Primeiramente foi testada uma formulação para a produção de pão por fermentação Levain à base de batata, uva e maçã. Na sequência realizou-se o estudo do branqueamento de couve-flor em diferentes tempos de cocção; a desidratação osmótica do abacaxi; o estudo do efeito de diferentes fontes de cálcio (hidróxido de cálcio e cloreto de cálcio) na estrutura da parede celular de abóbora em calda para conserva; a desidratação de vegetais (cenoura e beterraba) para a obtenção de chips; a influência do tempo, temperatura e concentração de acidulante no processo de extração de pectina de cascas de maracujá e laranja; a avaliação da influência de diferentes teores de acidez no processo de fabricação da geleia de laranja; e a produção de geleia de pimenta com calda de abacaxi  e pães artesanais. Desta forma, os acadêmicos matriculados nas disciplinas de Tecnologia de Massas e Panifícios tiveram a oportunidade de avaliar a influência de diferentes substratos no crescimento da massa de pão por fermentação Levain, após três dias de fermentação natural. Já os discentes matriculados na disciplina de Tecnologia de Frutas e Vegetais constataram que o tempo do processo de branqueamento tem influência na inativação de enzimas responsáveis pelo escurecimento enzimático; há a viabilidade da extração de pectina de cascas de frutas cítricas; a utilização de diferentes concentrações de acidulante no processo de fabricação de geleia resulta em diferentes consistências do produto; e que o cálcio influência diretamente na dureza da parede celular de abóbora. Com a elaboração dos diferentes produtos de origem vegetal, os alunos tiveram a oportunidade de avaliar a influência dos ingredientes no processo de fabricação de alimentos, obtendo diferentes características físicas, reológicas e sensoriais dos produtos. Além dessas atividades foram realizadas também a escrita de protocolos dos experimentos e pesquisas bibliográficas e, oportunizado o atendimento aos discentes, para a elucidação de dúvidas sobre os assuntos abordados nos componentes curriculares. Essas atividades auxiliam na prática pedagógica do professor, bem como na qualidade do aprendizado e por parte dos discentes.

 


Palavras-chave


Atividades experimentais; Processo ensino-aprendizagem; Matérias-primas

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