Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

Tamanho da fonte: 
Oficina de leitura e produção textual
Luís Henrique Leiria Pinheiro, Charlies Uilian Campus da Silva

Última alteração: 16-03-2018

Resumo


Este trabalho consiste em disponibilizar um espaço semanal onde os alunos possam exercitar as suas práticas de escrita e leitura enquanto participam de atividades previamente elaboradas, proporcionando, ao mesmo tempo, liberdade para que os mesmos expressem sua criatividade ao escreverem. É de conhecimento que o hábito de ler e escrever contribui para diversas situações na vida do estudante, não apenas para interpretar textos trabalhados em sala de aula. Aprimorar as experiências do estudante na hora em que este terá necessidade de trabalhar com a linguagem escrita e falada, situação corriqueira, aperfeiçoar suas técnicas e diminuir esta barreira que muitas vezes existe entre as pessoas e textos estão entre os principais objetivos. O horário de funcionamento da oficina foi definido pela maioria de votos em um formulário enviado aos estudantes de todos os cursos do IFRS - Campus Restinga. Foram feitas pesquisas para saber os hábitos de escrita e leitura dos estudantes do Campus e as atividades aplicadas foram planejadas com base nos dados coletados dessas pesquisas e em conceitos pedagógicos encontrados em artigos online. Normalmente, é trabalhado um texto de acordo com o gênero literário escolhido para a semana e logo depois é apresentada uma proposta de escrita. O tema a ser abordado no texto é de preferência do participante, que também tem liberdade para sugerir atividades a serem exploradas nos encontros. Foram criadas páginas em redes sociais, fortalecendo a comunicação entre as pessoas que integram o projeto e disponibilizando dicas apresentadas nos encontros, além de divulgar alguns dos trabalhos feitos pelos autores que concordarem com isso. A presença do projeto em um ambiente escolar se dá pelo forte interesse e pedido dos alunos. Após as primeiras semanas de funcionamento da oficina, foi vista a notável curiosidade na mesma por parte do corpo discente, com um número suficiente de alunos para o projeto funcionar sem nenhum problema em relação às vagas. Analisando os textos escritos por eles, é possível ver a evolução na escrita de cada um, resultado obtido ao longo dos encontros semanais. É possível concluir, através do planejamento e andamento do projeto, que ele estimula os participantes a se expressarem de maneira crítica e criativa.


Palavras-chave


Oficina; Educação; Escrita; Leitura

Texto completo: PDF