Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

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Sertanearte: intervenções artísticas no IFRS– Campus Sertão
Janaína Gois Couto, Elisa Iop

Última alteração: 16-03-2018

Resumo


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão, localizado em Engenheiro Luís Englert, distrito do município de Sertão, possui diversos ambientes/espaços que ainda não foram os suficientemente apropriados por parte da comunidade acadêmica enquanto um espaço de expressão artística/visual de ideias, pensamentos e visões de mundo. O presente projeto objetivou promover a apropriação sócio-política por parte da comunidade acadêmica desses espaços/ambientes mediante a realização de oficinas de intervenção artística. A metodologia utilizada nas oficinas envolveu três momentos: contextualização e apreciação estética de intervenções artísticas (conceito, principais tendências, artistas e grupos); realização de intervenções artísticas no Campus (pesquisa de espaços/ambientes, temas geradores, meios de expressão como o stencil, colagem/desenho, etc) e, o registro visual das intervenções. As oficinas "Friso decorativo” e "Nosso Setor de Cultura e Artes, nossas identidades” foram realizadas concomitantemente a disciplina de Artes. A primeira junto aos estudantes do curso Técnico em Comércio - Modalidade Proeja e, a segunda, no curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. O projeto Sertanearte também contribuiu para a realização de uma intervenção artística desenvolvida pelos estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas junto a disciplina Educação e Direitos Humanos, ministrada pela professora Elisa Iop. A temática da interversão foi a versão de Frei Beto da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Também foram realizadas pela bolsista e colaboradores a customização de placas de sinalização para identificar o Setor de Cultura e Artes e, suas respectivas salas.  Essas foram realizadas mediante a utilização de técnica mista (colagem/desenho e pintura). A avaliação do projeto ocorreu através dos registros visuais e depoimentos dos propositores das intervenções e transeuntes. As oficinas contribuíram para que os estudantes adquirissem as ferramentas teórico/práticas necessárias para a apropriação, sob o ponto de vista social e político, dos espaços/ambientes existentes no IFRS – Campus Sertão, vindo a conferir-lhes   novas identidades. O projeto também promoveu uma maior aproximação entre Arte e Vida, Arte e Público, vindo a suscitar reflexões por parte da comunidade acadêmica a respeito dos significados das intervenções artísticas realizadas no Campus.


Palavras-chave


Artes visuais, Intervenção artística, cultura, espaços/ambientes, IFRS - Campus Sertão.

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