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Estratégias de conhecimento do contexto escolar referente a gênero e sexualidade: compreendendo o “diferente”
Artur de Quadros Pinheiro, Alexsander Lemos Ferreira

Última alteração: 16-03-2018

Resumo


Abordar temas como sexualidade e gênero ainda são tabus e tidos como controversos em diversos ambientes, mesmo que o tema esteja presente desde muito cedo nas conversas, mídias e brincadeiras. A intolerância se faz presente pelo fato da falta de informação dos indivíduos. Neste contexto a escola ou qualquer outro ambiente de ensino tem um papel importante para o desenvolvimento do respeito, ética e moral da sociedade. O contexto escolar necessita de melhor qualificação e oportunidade para que sejam construídas políticas de ações afirmativas que visem integrar toda a diversidade humana. Assim, melhor debatendo e refletindo sobre os comportamentos envolvendo a sexualidade humana e as questões de gênero, para que possamos desenvolver estratégias para atuar de forma sensata e que gere resultados, promovendo o direito a diferença, a equidade e a igualdade. O projeto Estratégias de conhecimento do contexto escolar referente a gênero e sexualidade: compreendendo o “diferente” visa a discutir e criar estratégias para implementar um currículo inclusivo, promovendo conversas, palestras e seminários, a fim de mobilizar a comunidade acadêmica e garantir o melhor progresso das políticas de ações afirmativas. Através de um espaço onde ocorrem reuniões mensais para discussão, estudo e troca de experiências acerca das temáticas de gênero, sexualidade, corpo e demais assuntos correlatos, os membros do projeto definem os temas a serem estudados/ pesquisados/ discutidos em cada evento que pode ser realizado em semanas de abrangência do projeto como, por exemplo, a semana de combate a LGBTfobia, que teve grande aderência do Campus, obtendo excelentes resultados. As ações realizadas vêm se mostrando eficientes e causando impactos positivos na comunidade acadêmica com a devida representatividade das minorias políticas (mulheres e LGBTQIs), que são aspectos fundamentais do projeto. As propostas são interativas e envolvem debates e novos métodos de abordagem, motivando a todos para que possam ocupar espaços públicos e se expressar de forma sensata para a melhora no convívio social. O projeto, ainda em andamento, tem promovido um gratificante espaço de reflexão e afirmação dos direitos humanos em todas as áreas.


Palavras-chave


Sexualidade; Gênero; Igualdade; Educação

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