Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

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Formação integrada para estudantes em adaptação curricular: A prática profissional aplicada ao conhecimento científico
Everton Plácido, Sabrine de Oliveira

Última alteração: 16-03-2018

Resumo


O projeto de ensino “Formação integrada para estudantes em adaptação curricular: a prática profissional aplicada ao conhecimento científico” surge no intuito de preparar os estudantes com necessidades educacionais específicas para as realidades encontradas na vida profissional, interligando a prática com o conhecimento científico, e tem por finalidade o desenvolvimento de atividades práticas nos setores agropecuários do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) - Campus Ibirubá, a fim de aproximar a vivência do discente ao mundo do trabalho e às ações interdisciplinares específicas adaptadas aos estudantes com necessidades educacionais específicas. A metodologia adotada para a realização desse projeto envolve pesquisa explicativa, experimental e qualitativa. A caracterização das atividades realizadas no ambiente profissional foi construída com o apoio dos servidores técnicos e docentes do Campus, vinculados às áreas estratégicas de atuação, com a descrição do perfil profissional que a instituição se propõe a formar. A partir dessa caracterização, foi organizado um formulário com as adaptações necessárias para que o estudante seja capaz de alcançar os objetivos propostos. Nos setores agropecuários do Campus, os bolsistas são acompanhados por técnicos e/ou docentes da área para a realização das atividades estabelecidas no formulário, respeitando um rodízio trimestral dos setores, onde os estudantes realizam as atividades por ciclos, e essas ações se repetirão até o final do projeto. As atividades do referido projeto, que teve início em abril, contemplaram no primeiro trimestre, entre os meses de abril a junho, ações relacionadas às práticas agrícolas, como, por exemplo, estratificação de sementes, experimentação de soja e atividades no laboratório de sementes e grãos. Nos meses de julho a setembro, as práticas foram direcionadas à floricultura e fruticultura, com a finalidade de ornamentação do Módulo Esportivo, envolvendo o plantio de mudas e construção de deck com palets. A previsão de encerramento do projeto é dezembro, sendo que no último trimestre, outubro a dezembro, as tarefas a serem desempenhadas compreendem práticas no setor pecuário. O projeto vem sendo construído ao longo dos meses de prática, e os resultados obtidos até o momento foram de crescimento e aprimoramento das potencialidades dos discentes, estando aberto a novas possibilidades de transformação de conhecimento e aprendizados.


Palavras-chave


Adaptação curricular; Interdisciplinaridade; Formação integrada

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