Última alteração: 16-03-2018
Resumo
O presente trabalho integra o projeto de ensino intitulado O Ensino de Língua Portuguesa sob uma perspectiva dialógica, o qual é desenvolvido no IFRS – Campus Rio Grande e visa oportunizar aos alunos a reflexão sobre Língua Portuguesa e Literatura, de forma mais efetiva, a fim de colaborar com o desenvolvimento da capacidade discursiva dos discentes, fazendo deles leitores e produtores de discursos mais proficientes. De acordo com o enfoque dialógico, o ensino da linguagem não se ampara única e exclusivamente no estudo da gramática normativa, mas sim no desenvolvimento da competência discursiva dos falantes de português como língua materna. Nessa perspectiva, o conhecimento da gramática normativa é também importante e auxilia no desenvolvimento da competência discursiva dos alunos, porém eles precisam ter consciência de que a língua é móvel, plástica e, portanto, o conhecimento isolado das regras gramaticais per si não garante a formação de leitores e escritores eficientes. Dessa forma, são desenvolvidas atividades e ações que possibilitam momentos de maior aprofundamento teórico e que contribuem com o aprimoramento das habilidades discursivas dos alunos. Para tanto, são propiciados encontros entre as bolsistas e a coordenadora do projeto, os quais constituem uma arena de discussão e de reflexão sobre o funcionamento discursivo da língua e sobre o papel da literatura na esfera escolar e na vida de modo geral, por meio da leitura e da produção de distintos gêneros. Como resultados parciais, percebe-se o desenvolvimento das habilidades leitora e escrita das componentes do projeto, uma vez que elas têm lido e produzido distintos gêneros discursivos, inclusive os pertencentes à esfera acadêmica, como resumos e artigos científicos. Além disso, as alunas também têm divulgado o projeto de ensino por meio da apresentação de trabalhos em eventos acadêmicos. Assim, acredita-se que um estudo aprofundado sobre o funcionamento real da linguagem desenvolve as habilidades discursivas dos discentes, ajudando a sanar dificuldades referentes à compreensão e à produção das diversas formas do dizer. Ao se propiciar o contato com os mais diversos gêneros discursivos, é possível colaborar com a formação de alunos mais competentes no que tange à leitura e à produção de discursos situados nas mais diversas esferas da comunicação.