Última alteração: 14-03-2018
Resumo
Hodierno, muitas instituições educacionais estão (re) construindo suas práticas educativas, com o intuito de formar estudantes participativos e cidadãos. Para isso os profissionais da educação precisam estar atentos às inovações pedagógicas, bem como desenvolver materiais didático-pedagógico. A utilização destes no processo de ensino tem sido recorrente com a finalidade de facilitar a construção do conhecimento do estudante e de tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas. Esta busca por ferramentas de ensinagem têm o intuito de estimular a criatividade do aluno, a partir do uso de uma linguagem atraente e da aproximação com a realidade e no meio em que ele vive. Assim, com o objetivo de contribuir com os docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão, em seu processo de ensino, o projeto “Produção de material didático-pedagógico de apoio ao docente”, sugere, produz e orienta o professor para o emprego de ferramentas de ensino em sala de aula. A metodologia eleita para a execução da ação remete ao atendimento exclusivo do docente, conforme sua demanda, pesquisando, coletando, elaborando e ajustando os materiais de suas práticas pedagógicas para que este aporte torne as aulas mais lúdicas, inovadoras e interacionais. Todos os atendimentos são registrados e há um feedback por parte do docente da atividade desenvolvida. Para tanto, este estudo apresenta o projeto de ensino que está em andamento desde 2015 e seus resultados parciais. Verifica-se que cada vez mais os docentes têm buscado auxílio, fortalecendo a importância do mesmo para a instituição educacional. Com estas práticas diferenciadas de ensinar, o professor deixa de ser um mero transmissor de conhecimento, mas transforma-se em um facilitador que utiliza ferramentas de ensino para criar possibilidades de novos saberes no processo educativo. Conclui-se que a execução do projeto de ensino reafirma a complexidade dos processos de ensino e de aprendizagem e evidenciou a pertinência de se inovar nas práticas pedagógicas de modo a facilitar a construção do conhecimento.