Portal de Eventos do IFRS, Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão

Tamanho da fonte: 
Monitoria como apoio para a aprendizagem e para melhoria nas relações
Luiz Carlos Milani Júnior, Gustavo Rodrigo Tausenfreund, Graciele Rosa da Costa Soares

Última alteração: 18-10-2016

Resumo


Este trabalho é sobre o projeto “Repete: Transformando a repetência em apoio”, que consiste na monitoria dos alunos ingressantes da turma do primeiro ano do Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio no componente curricular de Progr. O projeto Repete, entre outros objetivos pretende favorecer a integração entamaçãore os alunos regulares e retidos e desenvolver competências de liderança e colaboração entre os alunos. A observação dos docentes  evidenciou algumas dificuldades de relacionamento na turma, além da grande dificuldade no conteúdo de programação. Assim, entende-se que os alunos retidos no ano anterior e que obtiveram aprovação no componente curricular Programação poderiam melhorar sua aprendizagem ao desempenhar a atividade de monitoria ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades relacionais. Durante a aula, são dados exercícios para os alunos, e os bolsistas auxiliam os colegas na resolução dos mesmos. Isso proporciona uma interação maior, e não apenas com os bolsistas, já que os alunos, quando têm dúvidas, acabam perguntando para o colega do lado, ou para algum aluno que tenha conseguido fazer. Há uma idéia de no terceiro trimestre, realizar um trabalho na turma, o qual será feito em grupos, em forma de uma maratona de programação, que poderá favorecer ainda mais a interação dos alunos. Até o momento observou-se que a monitoria colaborou com a melhora das notas do alunos, e também oportunizou a união dos alunos, pois no início do ano letivo a turma apresentava grande separação em grupinhos. A experiência da monitoria tem colaborado claramente para a superação de dificuldades de relacionamento e também das dificuldades de aprendizagem em Programação.




Palavras-chave


Ensino; Monitoria; Ensino Médio integrado