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Monitoria de matemática: integrando estudo para vestibular e pré-requisitos para a resolução de questões.
Gustavo da Silva Dalenogare, Juliane Donadel

Última alteração: 17-10-2016

Resumo


Uma percepção em sala de aula e nas atividades de monitoria anteriores é que os alunos não apresentam tantas dificuldades em aprender um conteúdo novo e diferente mas, ao invés disso, eles têm extrema dificuldade em compreender conceitos de matemática básica, que são essenciais em qualquer nível de estudo, seja para cursos técnicos e superiores, seja para concursos e ingressos em cursos superiores. O projeto tratado neste seleciona e organiza questões de vestibular, a fim de criar um banco para estudos futuros, contemplando as diversas áreas matemáticas exigidas na maioria dos vestibulares brasileiros. A partir deste, busca-se preparar os estudantes para os processos seletivos de faculdades e universidades oferecendo-lhes questões de nível avançado, mas elencando os pré-requisitos necessários para a solução. Com grande preocupação para com os alunos que apresentam déficit de aprendizagem nesses conceitos de matemática básica, viu-se a necessidade de elaborar um material que lhes ajudasse a estudar questões de vestibular sem deixar de lado o conteúdo base. Com isso, espera-se eliminar as dificuldades em matemática básica, que é o principal obstáculo para muitos estudantes, que sempre acarreta em complicações no aprendizado de novos conteúdos. O projeto visa auxiliar na melhoria do cenário atual, em que muitos alunos não percebem quais são as suas dificuldades. O banco de questões será disponibilizado para os alunos do campus com o objetivo de fixar a matéria e eliminar a deficiência em conteúdos base, além de preparar os estudantes para ingressar nas universidades. A metodologia adotada para o projeto divide-se em duas partes: a primeira trata-se da escolha das questões e a resolução das mesmas, pensando primeiro nas matérias mais complexas e que são recorrentes em vestibulares; a segunda é o apontamento dos conceitos matemáticos básicos necessários para resolução dessas questões, bem como o desenvolvimento de material complementar que envolva esses conteúdos. Ao final, espera-se que o banco de questões atenda os alunos e seja material complementar para eliminar as dúvidas a respeito de matérias fundamentais, além de solidificar os estudos de nível médio. Com isso, a tendência é formar alunos mais completos, capazes de alcançar níveis mais altos de conhecimento.


Palavras-chave


Matemática. Ensino. Banco de Questões.