Portal de Eventos do IFRS, Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão

Tamanho da fonte: 
Na história: modelo de jogo para a disciplina de história
Dimy José Dornelles, Daniela de Campos

Última alteração: 17-10-2016

Resumo


O jogo “Na História: Século XX” faz parte do projeto de ensino intitulado “Que comecem os jogos! Possibilidades didático-metodológicas para o ensino de História”. Os jogos são confeccionados, bem como as instruções dos jogos, pelos alunos bolsistas do projeto, baseados em jogos físicos já existentes. O projeto foi pensado a partir de algumas experiências realizadas com jogos adaptados para alunos do Curso de Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus Farroupilha, como “Stop da História” e “Imagem e Ação da Segunda Guerra”. A busca por alternativas metodológicas no ensino é uma preocupação de muitos docentes, no intuito de aperfeiçoar sua prática em sala de aula e o processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, a utilização de jogos em sala de aula pode ser uma ferramenta eficaz para se atingir esse fim. Tem como objetivos gerais produzir e utilizar jogos com finalidade didática na disciplina de História em turmas do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus Farroupilha. Inicialmente foi realizado levantamento de jogos de tabuleiro e similares a fim de verificar a possibilidade de adaptação para uso didático, que poderiam ser adaptados ou servir como referência para o desenvolvimento de novos jogos. Feito o levantamento, foram escolhidos os jogos a serem adaptados e selecionados os temas que serviriam de base para os mesmos. Até o presente momento foram confeccionados dois jogos: um bingo sobre a História do Brasil e uma adaptação do jogo Perfil, intitulado “Na História: Século XX”, que trata de fatos, personalidades e a arte do século XX. Os dois jogos estão finalizados e em processo de testes de jogabilidade.


Palavras-chave


Jogos, história, ensino