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Favorecendo a inclusão através de adaptações curriculares
Rafael Callegari, Graciele Rosa da Costa Soares

Última alteração: 18-10-2016

Resumo


O projeto propõe um ambiente inclusivo e digno para todos, a partir de adaptações curriculares e tecnologias assistivas partindo da realidade encontrada no IFRS – Campus Farroupilha. Ao realizar um diagnóstico através de entrevistas e reuniões, mapeando as necessidades dos alunos com deficiência regularmente matriculados e dificuldades encontradas pelos professores, pretende-se realizar um estudo acerca da temática proposta, realizando intervenções de capacitação dos docentes através de oficinas, sensibilização da comunidade acadêmica e produção de materiais adaptados em busca da minimização das dificuldades dos alunos. A partir deste entendimento pretende-se possibilitar a capacitação de recursos humanos – professores e técnicos administrativos em educação, para a prática das adaptações curriculares com vistas à melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Dentre os objetivos, estão, capacitação dos profissionais da educação para a promoção da aprendizagem dos alunos com deficiência e transtornos de aprendizagem através das adaptações curriculares, realização de diagnósticos quanto à realidade dos alunos com deficiências regularmente matriculados no IFRS Campus Farroupilha, promoção da sensibilização dos profissionais da educação para a efetiva inclusão, realização de oficinas, proporcionando capacitação aos professores sobre inclusão, adaptações curriculares e tecnologia assistiva, criação de manuais com instruções básicas e sugestões de utilização de tecnologias assistivas disponíveis no campus. Inicialmente foram realizadas visitas de estudo bem como revisões bibliográficas sobre inclusão, ambos com a intenção de enriquecer o aporte teórico, entrevista com alunos portadores de deficiência, a fim de levantar as possíveis adaptações segundo as necessidades do mesmo, realização de ações de sensibilização com a comunidade  acadêmica, como cine-debate, entre outros, visita a salas de Recursos Multifuncionais de Escolas da Rede Municipal de Ensino, para relacionar o conhecimento adquirido na teoria com o conhecimento adquirido na prática, através da troca de experiência e produção de material adaptado para alunos com necessidades e identificação das  tecnologias assistivas disponíveis no Campus. A partir destes objetivos foi possível realizar diversas tarefas como: sensibilização da comunidade a partir de um cinedebate, identificação dos materiais de tecnologia assistiva do Campus e realização de um “catálogo” com os materiais presentes no mesmo, diagnóstico das necessidades de alunos portadores de deficiência a partir de entrevistas com alunos e professores. Após as diversas ações realizadas pôde-se perceber que as adaptações para o processo inclusivo são de extrema importância, pois a partir de tecnologias assistivas, por exemplo, o aluno tem outras formas de aprender sobre os conteúdos e assim o processo de aprendizado pode ser facilitado.

Palavras-chave


Inclusão; Adaptações curriculares; Tecnologias assistivas