Portal de Eventos do IFRS, Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão

Tamanho da fonte: 
Uma proposta alternativa para o ensino de química
Ricardo Fanton Campeol, Laura de Andrade Souza, Elisangela Muncinelli Caldas Barbosa

Última alteração: 13-10-2016

Resumo


O projeto Pesquisa, Elaboração e Aplicação de Jogos e Atividades Práticas Aplicados ao Ensino de Química, desenvolvido com os alunos do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio iniciou em 2015 e tem como motivação relatos de alunos que afirmaram ter dificuldade no aprendizado da disciplina, por não conseguirem visualizar macroscopicamente os fenômenos estudados e estabelecer relações entre os conteúdos abordados com eventos do cotidiano. Assim, surge a necessidade de desenvolver e aplicar novas metodologias, investindo em estratégias didáticas alternativas e inovadoras. Dentre as estratégias utilizadas estão as práticas de laboratório, trabalhos dinâmicos como a confecção da Tabela Periódica, Competição Estequiométrica, Modelos Moleculares Utilizando Balas de Goma, aulas compartilhadas com outras disciplinas e jogos, como Batalha Química, Bingo e Tabuleiro. Através das propostas elencadas acima, o projeto visa auxiliar e motivar os alunos facilitando a compreensão dos conteúdos e instigando-os a explorar e entender as conexões entre a química e o meio. Nota-se que, além de facilitar a compreensão de forma lúdica, as atividades propostas incentivam o trabalho em grupo e promovem a integração da turma. A seleção das atividades que serão desenvolvidas e aplicadas é feita através de pesquisas e reuniões entre a equipe de execução do projeto. Depois de definidas as atividades um modelo é confeccionado, as dificuldades são avaliadas e se necessário, faz-se alterações e adaptações. Após essas etapas elabora-se um roteiro explicativo com o propósito de orientar a execução da atividade em questão. Através das diversas atividades já efetivadas, desde o início do projeto, nota-se uma significativa melhora no desempenho e envolvimento dos alunos na disciplina, fazendo com que a química possa ser ensinada e assimilada de forma interessante e aplicada em suas mais variadas formas.


Palavras-chave


Ensino; Química; Atividades Lúdicas