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Bingo da História: modelo de jogo para a disciplina de História
Maurício Vielmo Schmaedeck, Dimy José Moreira Dornelles, Daniela de Campos

Última alteração: 13-10-2016

Resumo


O jogo “Bingo da História: Brasil Pós-Independência” faz parte do projeto “Que comecem os jogos! Possibilidades didático-metodológicas para o ensino de História”, um projeto de ensino que busca criar e aplicar jogos com finalidade didática, como alternativa para o ensino de História para as turmas do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus Farroupilha.  O projeto surgiu como uma forma de aperfeiçoar a metodologia utilizada no ensino da disciplina, tornando a mesma mais dinâmica e atrativa para os alunos e colaborando no processo de ensino-aprendizagem. O jogo de bingo foi um dos instrumentos escolhidos pelo projeto para ser adaptado e aplicado em sala de aula a fim de cumprir com os objetivos do projeto. Após resultados positivos em outras experiências realizadas com as turmas do referido curso, como “Stop da História” e “Imagem e Ação da Segunda Guerra”, os jogos mostraram-se boas alternativas para os professores alcançarem melhores resultados no processo de ensino-aprendizagem.  Tendo isso em vista, o bingo foi produzido com a finalidade de aprofundar o conhecimento dos alunos acerca do conteúdo proposto pela ferramenta. Os bolsistas pesquisaram e elaboraram sessenta breves questões sobre o assunto. Em seguida, elaboraram um algoritmo para distribuir as respostas destas questões nas cartelas do bingo, de forma que nenhuma cartela ficasse demasiado semelhante às demais. Para concluir, elaboraram um software que deve ser instalado no computador do professor para que o sorteio das questões seja realizado de forma virtual. O jogo está completamente elaborado e em fase de testes de aplicação, a fim de determinar se existem ajustes que precisam ser realizados.


Palavras-chave


Jogos; História; Informática; Ensino