Portal de Eventos do IFRS, Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão

Tamanho da fonte: 
CineArte: a literatura e o cinema em sala de aula
Caroline Caprini Silveira, Thiago Sordi, Cinara Fontana Triches

Última alteração: 13-10-2016

Resumo


O projeto CineArte, em sua quarta edição, propõe a leitura, análise e adaptação de contos literários para curtas-metragens. As atividades são desenvolvidas com a turma do 3º ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Farroupilha, com o intuito de utilizar a arte cinematográfica para despertar nos alunos o interesse e o gosto pela literatura, visto o interesse do público-alvo pelo cinema. Ao longo do projeto, os alunos desenvolvem várias competências tais como a leitura crítica de contos literários pertencentes ao cânone, o trabalho em equipe e habilidades referentes à produção audiovisual. A primeira etapa do projeto é a escolha do tema da edição, realizada em conjunto pelos professores e bolsistas que integram o CineArte, momento em que se inicia também a seleção dos contos que serão lidos pelos alunos. A segunda etapa consiste em debates a partir da temática selecionada, que ocorre nas disciplinas de Português, Literatura e História, além de ser parte das reflexões proporcionadas por outro projeto do campus, o IFCine. Na terceira etapa há a leitura e análise dos contos selecionados, que culmina na escolha dos que serão adaptados para curta-metragem. Na quarta etapa, os alunos são contemplados com palestras e oficinas com cineastas e produtores audiovisuais, assim conhecendo sobre a arte cinematográfica e definindo as funções que irão desempenhar. Após essa etapa, a turma é dividida em grupos, a partir das funções escolhidas, e, feita a seleção do conto a ser adaptado, inicia-se a elaboração do roteiro, do storyboard e da concepção de arte de cada curta. Por fim, as gravações são realizadas, seguidas da edição e exibição dos curtas para a comunidade. Em sua atual edição, o projeto tem como tema o universo feminino na literatura e os alunos já concluíram as etapas iniciais e deram início às filmagens. Com base nas edições anteriores, vemos resultados positivos e contínua evolução na qualidade dos curtas, além do amadurecimento no quesito interpretação textual e da apropriação do gênero roteiro, assim alcançando os objetivos iniciais do projeto. Por ser uma ação que estimula a expressão criativa e reflexiva, o aprendizado ocorre de forma lúdica e significativa para o aluno.

Palavras-chave


Leitura literária; Curta-metragem; Mediação em leitura; Formação humana