Portal de Eventos do IFRS, Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão

Tamanho da fonte: 
Aprendizado de Programação I através de monitoria
Gabriela da Silva Fraga, Gustavo Rodrigo Tausenfreund, Graciele Rosa da Costa Soares

Última alteração: 18-10-2016

Resumo


Este trabalho é sobre o projeto “Repete: Transformando a repetência em apoio”, que consiste na monitoria dos alunos ingressantes da turma do primeiro ano do ensino médio integrado. Devido a observação dos professores da disciplina de programação, de que os alunos ingressantes têm certa dificuldade para acompanhar o conteúdo, seria necessário uma assistência a mais. Considerando que a disciplina trabalha a resolução de algoritmos que requerem habilidades complexas, muita dedicação e grande parte do aprendizado é adquirido na resolução de dúvidas. E como o número de alunos retidos no ano de 2015 é grande, seria ainda mais desafiador para o professor atender a todos. Com a monitoria então, é possível ajudar o grande número de alunos, utilizando estratégias personalizadas para a compreensão de algoritmos e programação na linguagem C e resolvendo as dificuldades individuais. A monitoria é feita por três alunos retidos no ano anterior, mas que foram aprovados na disciplina, portanto os mesmos podem auxiliar a turma sem a necessidade de repetir os mesmos exercícios do ano anterior. Os bolsistas propõem e resolvem atividades com o professor no turno contrário e ajudam os alunos ingressantes durante a aula, minimizando o acúmulo de dúvidas. Além disso, auxiliam o professor na correção de exercícios online e na identificação das dificuldades da turma. Houve uma melhora significativa no aprendizado e rendimento, comparando as notas dos alunos ingressantes deste ano com as notas dos alunos do ano passado. Assim como os monitores, que apesar de terem sido aprovados na matéria, experienciam novos desafios. A turma também está se relacionando melhor, pois o projeto incentiva a integração dos alunos retidos com os ingressantes, a colaboração dos alunos uns com os outros e o convívio escolar.


Palavras-chave


Monitoria; Auxílio; Ensino médio integrado