Última alteração: 23-09-2024
Resumo
Esta pesquisa tem como origem as inquietações de uma professora que atua no campo educativo de uma escola pública municipal da região metropolitana de Porto Alegre localizada no bairro Restinga, cujo a história é essencial para compreender sua comunidade e a sua constituição como bairro. Assim, o objetivo da pesquisa consiste em identificar os aspectos históricos e culturais que fundaram o bairro, e juntamente com os estudantes, construir um recurso tecnológico digital, com vistas a promover a noção de cidadania por meio da relação com o bairro Restinga. Para tanto, é necessário promover a inclusão de tecnologias digitais na vida escolar dos estudantes; projetar uma prática pedagógica envolvendo o estudo das cidades e o uso de tecnologias digitais para produzir uma hipermídia interativa da história do bairro Restinga; realizar uma pesquisa participativa para desenvolver as práticas pedagógicas necessárias ao desenvolvimento do produto resultante da dissertação, que será um recurso tecnológico interativo, construído na escola com os estudantes, e que será publicizado para toda a comunidade em um momento a ser definido ainda. Ao desenvolver com os estudantes um trabalho orientado para a construção cidadã e o olhar para si e para o outro, a pesquisa busca ir além da visão individualista de mundo, conforme estabelece a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), oferecendo momentos de reflexão sobre a sociedade, as periferias e as lutas que o bairro Restinga precisou e ainda precisa enfrentar para garantir seus direitos. Com a continuidade dos estudos em educação, percebeu-se que se tem transformado as questões de aprendizagem em objeto passível de lucro e em um discurso que busca culpabilizar unicamente o sujeito pelas suas dificuldades de aprendizagem, sem acionar a responsabilidade dos governos no processo de formação educativa dos estudantes. Esta é uma pesquisa com abordagem qualitativa e de caráter exploratório, partindo de uma análise documental, que tem a finalidade de identificar nos documentos oficiais vigentes o que se entende pela formação do cidadão que queremos para o mundo na atualidade. Esta análise se deterá na BNCC, traçando paralelos com o que os teóricos em educação estão pensando e teorizando sobre a formação do sujeito na atualidade. Além disso, serão utilizados documentos e mídias como fotos e registros antigos do bairro, que servirão para contextualizar a história da Restinga. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados serão um questionário, com o objetivo de averiguar o que os estudantes sabem sobre a formação do bairro Restinga, e o diário de campo, a ser registrado e alimentado durante todo o processo pela pesquisadora e estudantes. As questões que envolvem conhecimento histórico e formação cidadã inserem o estudante como parte integrante na sociedade, implicando-o nos processos sociais e políticos do seu contexto direto. O produto da pesquisa irá consistir numa hipermídia interativa construída de forma colaborativa com os estudantes participantes da pesquisa, contando a história da construção do bairro Restinga. Espera-se que com esse trabalho os estudantes identifiquem-se ainda mais com o bairro e com os elementos históricos e culturais que o constituíram.
Palavras-chave: Estudo da Cidade. Formação cidadã. Prática Pedagógica.