Tamanho da fonte:
Ifcare: plugin para monitoramento de emoções acadêmicas
Última alteração: 17-10-2024
Resumo
As emoções acadêmicas ou de desempenho são aquelas relacionadas ao processo de aprendizagem dos alunos e desempenham um papel importante na motivação, no desempenho cognitivo e no desenvolvimento de personalidade. Exemplos incluem a alegria ao compreender um conteúdo, a satisfação ao obter notas acima da média, e a frustração ao não entender um conceito. Essas emoções, portanto, estão relacionadas às atividades que levam à obtenção de resultados, promovendo o desempenho acadêmico dos alunos. Neste contexto, as emoções acadêmicas desempenham um papel crucial na permanência e adaptação dos estudantes, pois são experienciadas nas aulas, nas provas e trabalhos ao longo do curso, bem como nos estudos individuais. Apesar da relevância das emoções no contexto acadêmico, elas ainda são negligenciadas ou não recebem a devida importância. Sem uma compreensão adequada das emoções vivenciadas pelos discentes, as instituições de ensino podem enfrentar dificuldades para identificar e abordar questões como evasão, insatisfação, desmotivação e outros problemas que afetam o bem-estar e desempenho dos alunos. Diante do exposto, este trabalho propõe a criação de um plugin no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle para coletar e monitorar as emoções acadêmicas, auxiliando instituições de ensino na compreensão e visualização de emoções acadêmicas. Para o percurso metodológico foi realizada, inicialmente, pesquisas bibliográfica e exploratória. A partir desse estudo, iniciou-se uma pesquisa descritiva, que buscou analisar como as emoções acadêmicas têm sido abordadas no contexto universitário. Ainda, para identificar os dados que serão produzidos pela presente pesquisa, adotar-se-á uma abordagem quantitativa, utilizando o formulário Achievement Emotions Questionnaire (AEQ) como instrumento para a coleta de dados. Além disso, por se tratar do desenvolvimento de um produto, adotaremos também os seguintes passos: identificação dos requisitos funcionais e não funcionais do plugin, criação de um Minimum Viable Product (MVP), desenvolvimento utilizando métodos ágeis, testes e publicação da aplicação. Como resultado parcial temos que o desenvolvimento de uma ferramenta que enfatiza a existência e a importância das emoções que o discente vivencia na sua trajetória acadêmica contribui significativamente para que professores e instituições tomem decisões baseadas em dados. Isso facilita a compreensão do grau de satisfação dos alunos em relação às aulas, provas e outras experiências dentro de uma instituição de ensino. Há ainda, o desafio futuro de garantir a proteção e privacidade dos dados coletados dos alunos.
Palavras-chave
AEQ; Emoções acadêmicas; Plugin Moodle