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O portfólio como metodologia para a avaliação no curso. Técnico em Biotecnologia: um relato de experiência
Última alteração: 23-09-2024
Resumo
Neste resumo descrevemos a utilização de portfólio como instrumento de avaliação na disciplina de Histotécnica Vegetal (HV), destacando duas experiências exitosas realizadas em turmas distintas. A adoção do portfólio na avaliação da disciplina de HV do curso técnico em Biotecnologia do IFRS, campus Porto Alegre foi implementada a partir de 2019 e vem apresentando uma série de vantagens, mas também de desafios, que podem impactar significativamente o processo de ensino e aprendizagem. Como orientações gerais disponibilizadas aos estudantes destacamos: cada aluno pode optar pela forma de construção e apresentação do seu portfólio, entregando-o na forma física ou virtual (arquivos virtuais, blogs, etc). Tratando-se de um portfólio técnico, deve predominar a linguagem específica da área ao descrever protocolos, estruturas e tecidos, etc. Já as reflexões acerca das vivências podem ser realizadas na linguagem não formal. A avaliação do portfólio é sequencial por meio de entregas parciais ao longo do semestre e do acompanhamento continuado da professora. Espera-se que, ao compilar trabalhos, anotações e reflexões, os estudantes podem criar uma visão mais abrangente do conteúdo, facilitando a conexão entre teoria e prática. Além disso, a autonomia para o registro e expressão das atividades realizadas visa desenvolver habilidades fundamentais para o exercício profissional do Técnico em Biotecnologia. A qualidade dos portfólios varia amplamente entre os alunos, dependendo de suas habilidades e dedicação, entre outros fatores. Como resultado, a avaliação torna-se mais desafiadora para a(o) docente. Considerar uma autoavaliação reflexiva realizada pelos discentes como parte do resultado final tem trazido aportes importantes no que tange à identificação dos pontos fortes e daqueles que necessitam de melhoria, promovendo uma maior responsabilidade pelo próprio processo de aprendizado, mesmo que em perspectiva futura. Os portfólios que serão apresentados descrevem de forma inequívoca a potencialidade do método: um deles no formato de blog e o outro elaborado como um detalhado manual de aulas práticas. Acreditamos que, com uma implementação cuidadosa, orientação constante e dedicação dos estudantes, o portfólio constitui uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos futuros técnicos em biotecnologia.
Palavras-chave
ensino de botânica, avaliação continuada, técnicas de histologia vegetal