Última alteração: 23-09-2024
Resumo
Este trabalho pretende destacar como ações de ensino, pesquisa e extensão, articuladas às tecnologias da informação e comunicação (TICs), podem contribuir para a formação tecnológica das estudantes do curso Técnico em Secretariado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Porto Alegre em situação de estágio curricular obrigatório. O presente relato de ensino atém-se ao registro, realizado por uma estudante bolsista do Laboratório de Inclusão Digital, de suas práticas no campo do atendimento e da acessibilidade digital. Indica-se que o componente de Estágio Curricular Obrigatório do curso Técnico em Secretariado é uma atividade de caráter pedagógico que objetiva desenvolver competências, habilidades e atitudes por meio da aplicação de uma conjunção de vivências secretariais mediadas pelo supervisor e orientador, com formação específica e registro profissional. No contexto do Laboratório de Inclusão Digital, área escolhida pela estagiária para parte de sua atuação prática, ela desenvolverá um Guia de Atendimento e de Boas Práticas, dirigido aos bolsistas do Laboratório. O estudo adota como referencial teórico os conceitos dos campos do secretariado, ciências da informação e educação. Tal articulação teórica objetiva construir nexos para pensar modos de contribuição do secretariado diante da inclusão digital, bem como contribuir para a melhoria das boas práticas em atendimento e acolhimento no âmbito da formação de bolsistas e para o acervo do curso. A abordagem metodológica caracteriza-se pelo uso de um diário de campo com registro das principais demandas dos estudantes atendidos, coleta de narrativas de outros bolsistas e reuniões com a orientadora e supervisores de estágio durante todo o segundo semestre de 2024. A criação desse produto técnico e educacional contribuirá ativamente para a capacitação de novos bolsistas e com a qualidade do atendimento dos usuários do Laboratório de Inclusão. Por fim, registra-se que o produto educacional já está em fase de planejamento na plataforma de design gráfico CANVA e contará com orientações para boas práticas de atendimento; uso de tecnologias digitais, como, por exemplo, as disponíveis na plataforma Google; e noções de ética e de inclusão digital. Será, preliminarmente, compartilhado na modalidade poster e, posteriormente, disponibilizado ao acervo do Campus Porto Alegre.