Portal de Eventos do IFRS, 24ª MOSTRA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CAMPUS PORTO ALEGRE

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Inclusão Digital e Educação Profissional: Desafios e Oportunidades na Formação de Tutores no IFRS
Tatiane da Silva Trindade, Julia Thaisi Teixeira Oliveira

Última alteração: 23-09-2024

Resumo


Em um mundo cada vez mais digitalizado, a apropriação das tecnologias digitais tornou-se um requisito essencial para a entrada no mundo de trabalho e uma vantagem competitiva. Nesse contexto, o Campus Porto Alegre do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) busca fomentar a inclusão digital para os alunos dos diversos níveis de ensino, ofertando um espaço para prática no uso dos dispositivos digitais com o auxílio de bolsistas, disponibilizados em turnos opostos as suas aulas. O objetivo deste projeto de ensino é potencializar os efeitos do projeto de inclusão digital do IFRS, Campus Porto Alegre, que envolve bolsistas em encontros diários de três horas em um laboratório de informática, acompanhando e orientando estudantes que utilizam esse espaço para aprimorar suas habilidades em ferramentais digitais como o Ambiente Virtual de Aprendizagem, ferramentas de editoração eletrônica ou simplesmente para realização de atividades extraclasse de seus cursos. Dessa forma, os bolsistas desenvolvem habilidades técnicas e pedagógicas, ao mesmo tempo em que ajuda outros alunos a aprender a usar o computador. O projeto usa uma metodologia baseada em encontros diários em um laboratório específico. Os bolsistas, sob a supervisão dos professores do projeto, fazem tanto o papel de orientadores quanto de aprendizes. Assim, desenvolvem suas próprias habilidades durante essas sessões de três horas, ao mesmo tempo em que ajudam outros alunos a aprender o letramento digital. O ambiente é projetado para ajudar os bolsistas a desenvolver habilidades práticas e pedagógicas em situações reais. Os resultados preliminares mostram que o projeto tem proporcionado uma eficaz formação dos bolsistas. O crescente número de estudantes que procuram o atendimento e uso do laboratório do projeto, reforça essa questão. Os bolsistas estão mais preparados para enfrentar os desafios do mundo do trabalho, especialmente em campos que exigem habilidades digitais. Além de qualificar os alunos tecnicamente, o projeto também ajuda a tornar a educação mais acessível e inclusiva, reafirmando o compromisso do IFRS de melhorar a sociedade. A experiência dos bolsistas não apenas abre suas perspectivas profissionais, mas também os ensina a importância de incorporar a tecnologia na formação cidadã.

 


Palavras-chave


Inclusão digital,Tutoria educacional, Educação profissional.