Última alteração: 24-09-2024
Resumo
Este trabalho deriva da integração do projeto de extensão "Educação Ambiental Popular: Diálogo dos Saberes" com o projeto de pesquisa "Monitoramento de Eventos Climáticos Extremos no Rio Grande do Sul". Enquanto o projeto de extensão tem como objetivo promover ações de educação ambiental popular em conjunto escolas públicas de educação básica que atendam estudantes atingidos pela catástrofe climática no Estado do Rio Grande do Sul, o projeto de pesquisa visa criar um banco de dados sobre eventos climáticos extremos que vêm acontecendo no Estado desde 2023. O conhecimento gerado pela pesquisa, portanto, servirá como base para ações educacionais focadas no letramento climático, a serem desenvolvidas em comunidades escolares parceiras do projeto de extensão. Por letramento climático, entendemos o processo de construção de conhecimento científico acerca do clima baseado na linguagem escrita, que toma como ponto de partida os conhecimentos dos estudantes e que visa não apenas capacitá-los para decodificar as informações científicas veiculadas em diferentes meios, mas também que façam delas um uso social, melhorando a sua vida ou auxiliando na tomada de decisões frente a um mundo em constante mudança. Dessa forma, com base nos diagnósticos socioeducacionais realizados nas escolas, serão desenvolvidas oficinas de letramento climático e educação ambiental para que o conhecimento chegue a toda a comunidade escolar. Entre as instituições parceiras deste projeto, a Escola Estadual Camila Furtado Alves foi diretamente impactada pela inundação que ocorreu em maio de 2024, quando as águas do Guaíba transbordaram, ultrapassando a cota de inundação de 1941 e atingindo boa parte do quarto distrito de Porto Alegre. Diante da situação enfrentada, tornou-se evidente a importância de apresentar à comunidade oficinas de EA englobando o letramento climático. Essas oficinas terão em vista proporcionar informações sobre como reagir a possíveis eventos climáticos extremos futuros e serão desenvolvidas a partir de reportagens e boletins selecionados no projeto de pesquisa, incentivando entre os estudantes o hábito da leitura deste tipo de material informativo e a familiarização com os termos científicos. Além disso, buscar-se-á debater com os estudantes as repercussões sociais desse conhecimento em seus cotidianos, assim como seus possíveis usos pela comunidade.