Portal de Eventos do IFRS, 24ª MOSTRA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CAMPUS PORTO ALEGRE

Tamanho da fonte: 
Robótica pocket express: design de experiências de aprendizagem para a educação básica
Andréia Cristina Borges de Oliveira

Última alteração: 23-09-2024

Resumo


Atualmente, os kits de Robótica Educacional (RE) de baixo custo, ou seja, baseados em plataformas livres como a Arduino, têm sido muito utilizados na educação básica, visto que o valor de aquisição é menor se comparados aos kits proprietários. No Rio Grande do Sul, as escolas estaduais receberam da SEDUC kits de robótica livre (plataforma Arduino) baseados nas placas Arduino Uno e Mega. Uma das grandes dificuldades dos professores para usar esses kits, conforme relatos obtidos em um curso realizado no IFRS Campus Porto Alegre, é elaborar possibilidades de atividades práticas que podem ser aplicadas e conduzidas em sala de aula.  Diante disso, a presente pesquisa se propõe a responder o seguinte problema: “Como desenvolver experiências de aprendizagem utilizando os componentes eletrônicos dos kits de robótica da rede pública estadual do RS de uma maneira simplificada?”. Para conseguir resolver esse problema a investigação iniciou com uma pesquisa bibliográfica e exploratória, em que os diversos componentes eletrônicos, sensores e atuadores foram estudados e pequenos experimentos foram elaborados. Posteriormente, foram criadas experiências de aprendizagem que integram os componentes de modo a produzir experiências de aprendizagem para a educação básica, como, por exemplo, jogos como o Genius e o Passa ou Repassa. Ao concluir cada uma das experiências de aprendizagem elas foram documentadas, seu código foi armazenado no repositório de códigos do projeto, foram produzidas mídias (como vídeo e fotos) e o desenho do circuito foi registrado na ferramenta Tinkercad. Em 2024, seria ofertado um curso para professores do ensino fundamental, visando aplicar as experiências desenvolvidas e avaliar os pontos positivos e fragilidades dos experimentos realizados. Porém, como a catástrofe climática acabou afetando o laboratório de robótica, os projetos desenvolvidos foram perdidos, pois ficaram no armário que ficou submerso na enchente. Sendo que todos os insumos do laboratório foram perdidos, não sendo possível recriar as experiências de aprendizagem ainda na vigência da bolsa. Pretende-se, no segundo semestre de 2024 recriar os experimentos e realizar testes destes com professores do ensino fundamental, como era o planejamento inicial. Espera-se que os resultados obtidos possam auxiliar no desenvolvimento das próximas atividades do projeto.


Palavras-chave


Experiências de Aprendizagem, Robótica Educacional, Educação Básica.