Última alteração: 24-09-2024
Resumo
O Projeto CERLIJ: Leitura, Informação, Acessibilidade e Literatura no Curso Técnico em Biblioteconomia se constitui em um espaço da Extensão no Campus Porto Alegre, atendendo a comunidade na realização de ações indissociáveis de Ensino, Pesquisa e Extensão como um Centro de Referência em Literatura Infantil, Juvenil, Sul-Rio-Grandense e Braille. O acervo, criado em 1984 e doado pela FABICO/UFRGS ao IFRS-Campus Porto Alegre em 2016, é composto atualmente por aproximadamente 5.000 títulos infantis e juvenis, em Português, Inglês e Espanhol. A partir de 2017 foi enriquecido com obras atualizadas e recém editadas de Literatura Sul-Rio-Grandense e de um acervo em Braille doado pela Fundação Dorina Nowill. São objetivos do CERLIJ: propiciar aos alunos a aplicação dos conhecimentos construídos ao longo do Curso na realização de processamentos técnicos; realizar ações emergenciais para preservação e conservação do acervo; organizar e dinamizar o espaço para o acesso à comunidade; disseminar informações para alunos, professores, técnicos, bibliotecários, pesquisadores e comunidade; utilizar o CERLIJ como biblioteca laboratório para as práticas da organização da biblioteca; realizar ações de promoção cultural por meio de oficinas, eventos, contações de histórias, atendimento ao público, entre outras e estabelecer parcerias interinstitucionais (Grupo de Pesquisa LEIA: Leitura, Informação e Acessibilidade da FABICO/UFRGS, Fundação Dorina Nowill, editoras, entre outros). O IFRS-Campus Porto Alegre, faz parte da Rede Nacional de Leitura Inclusiva da Fundação Dorina Nowill e já promoveu 4 edições do Encontro Estadual de Leitura Inclusiva. No segundo semestre de 2024, realizou-se o Biblio faz 20 anos: Evento comemorativo dos 20 anos do Curso Técnico em Biblioteconomia e encontro com as escritoras Jane Tutikian e Gláucia de Souza. Além de celebrar os 20 anos do Curso, pode-se destacar que a presença das autoras e a interação com os futuros profissionais da Biblioteconomia reforça a importância do incentivo à leitura, pois a ação do professor, do técnico e do bibliotecário se desenvolve com atividades que oportunizam e estimulam a leitura crítica e reflexiva. A leitura crítica se reveste no ato de compreensão e de conhecimento, propicia a relação entre o leitor, o texto e o autor. O evento foi a oportunidade de conhecer as escritoras e se reveste de grande significado para formação profissional. Desde a sua criação, o CERLIJ segue como um espaço vivo, ressignificando e ampliando o campo de reflexões e ações, comprometido com a memória e atento à inovação, às diversas formas de acesso, seleção e disseminação da informação, expandindo o exercício da leitura como um ato consciente perante o mundo e fazendo da biblioteca experimental um vetor de formação de futuros Técnicos atentos ao seu compromisso como mediadores de leitura e da informação qualificada e aptos a atuarem junto aos bibliotecários na formação de leitores.
Palavras-chave. Biblioteconomia; Leitura; Inclusão Social.
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