Tamanho da fonte:
Jogos Olímpicos como conteúdo para as aulas de educação física do EJA-EPT: Um relato de experiência
Última alteração: 23-09-2024
Resumo
O maior evento esportivo do mundo nos oferece muito mais do que espetáculos e feitos incríveis. Apesar do desconhecimento da população em geral, grande parte da proposta das olimpíadas é a demonstração e exibição dos valores do Olimpismo, a amizade, o respeito e a excelência. Entender mais sobre a história desta cerimônia implica explorar as diversas funções que o esporte ocupa dentro da cultura corporal do movimento. Considerando que neste ano tivemos os Jogos Olímpicos de Paris, 2024, com o objetivo de oportunizar um maior entendimento sobre este assunto, além de proporcionar práticas corporais variadas aos estudantes do EJA, foram organizadas aulas para aprofundar os conhecimentos dos discentes a respeito deste evento. Para realização do bloco temático sobre Jogos Olímpicos e Olimpismo foram preparadas e executadas 3 aulas teóricas com os seguintes temas: “A história das Olimpiadas”, “Olimpismo: Invenção moderna, legado ancestral” e “Arco e Flecha: regras e técnicas básicas”, e uma aula prática de arco e flecha. Para elaboração das aulas sobre os jogos foram usados os dossiers pedagógicos oficiais como referência para construir apresentações sobre a história e seus símbolos olímpicos, referente as de arco e flecha foi utilizado regulamentos disponíveis em sites e um livro sobre o tema. Além disso, os alunos realizaram atividades que favorecessem a construção de conhecimentos e exercitassem a capacidade de encontrar os valores propostos dentro dos Jogos. O site oficial das olimpíadas oferece diversos materiais informativos, para montar a aula de introdução utilizamos um sobre a sua presença na modernidade e outro sobre sua história. Para a aula sobre simbolismos, foi usado o dossier pedagógico da exposição sobre olimpismo que há no Louvre junto com fotos feitas pela professora na visita. Como atividade prática, optamos pelo esporte de arco e flecha em função da acessibilidade e inclusão que ele favorece. Durante as aulas percebemos que havia um interesse genuíno no assunto, visto que eram feitos diversos comentários sobre as informações que eram trazidas e contribuições relevantes. Além disso durante os momentos práticos, eles demonstraram empolgação e compreenderam a importância da técnica. Por fim, ao conversar com os alunos, percebemos que eles haviam conseguido aplicar os conhecimentos adquiridos em sua interpretação e apreciação dos Jogos Olímpicos.
Palavras-chave
Olimpiadas; Esporte; valores olímpicos