Portal de Eventos do IFRS, 24ª MOSTRA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CAMPUS PORTO ALEGRE

Tamanho da fonte: 
Por que você age como age? A Teoria da Ação de Alfred Schütz em uma pesquisa na Sociologia da Educação Musical
Bernardo Moacir Springer, Taise Cristina Garcia

Última alteração: 23-09-2024

Resumo


O presente trabalho busca expor o andamento de uma pesquisa realizada no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre, inserida na área da Sociologia da Educação Musical, intitulada “Ações músico-pedagógicas: a definição de um conceito para a Educação Musical a partir do diálogo com a Sociología de Alfred Schütz”. A pesquisa parte da Teoria da Ação de Alfred Schütz — teoria que visa explicar etapa por etapa a tomada de decisões de uma pessoa para atingir um objetivo final — e se propõe a conceituar o termo “ação-músico pedagógica” através da construção de dados empíricos a partir de entrevistas realizadas com estudantes de música do IFRS - Campus POA (ensino e extensão). O objetivo do trabalho, portanto, é o de realizar a divulgação da pesquisa, fomentando a discussão científica na área de estudo em que ela está situada. Para isso, iremos fazer a exposição da teoria que fundamenta a pesquisa, tratando dos conceitos fundamentais (como ação, ato, projeto, conduta, motivos, entre outros) aplicados à área da educação musical. Também iremos apresentar os resultados obtidos até o momento, construídos através de um estudo piloto realizado com dois estudantes de música, egressos desta instituição. Através da análise de seus relatos, foi possível observar diversos aspectos da Teoria da Ação de Schütz na trajetória desses estudantes: os motivos que os levaram a estudar música na instituição, o processo decisório no ingresso na instituição, os projetos em que se envolveram durante o curso, a ampliação do seu estoque de conhecimento, os projetos futuros que se pavimentaram depois da experiência no curso, entre outros pontos importantes que serão destacados no trabalho. As análises iniciais são promissoras e apontam para um profícuo diálogo entre a Teoria da Ação de Schütz e a Educação Musical.

Palavras-chave


Educação Musical; Sociologia; Alfred Schütz