Portal de Eventos do IFRS, 24ª MOSTRA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CAMPUS PORTO ALEGRE

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Análise do discurso pedagógico com famílias na amenização de problemas do cotidiano escolar
Bruno Gabriel Gomes Cardoso

Última alteração: 03-10-2024

Resumo


O presente trabalho busca compartilhar ideias iniciais do projeto de pesquisa, que será realizado no programa de Pós-graduação em Educação (Stricto Sensu), na Universidade de Passo Fundo. A pesquisa busca refletir o discurso pedagógico da gestão escolar com as famílias, afim da amenização dos problemas que acontecem no dia a dia da escola. Pensar o discurso em si, já estabelece profundas conexões com a filosofia, a ética, a epistemologia, a oratória e entre outros temas. Nada obstante, pensar no discurso pedagógico no espaço escolar, ou pelo menos, no que sai desse lugar, é crucial para podermos alicerçar potentes reflexões. Nessa pesquisa queremos enxergar a maneira que cada sujeito traz as suas preocupações e entender como eles leem o mundo e a escola, da mesma forma que encargam a escola nessa responsabilidade (FREIRE; SHOR, 2021). Em todo discurso há uma intencionalidade, sabendo nitidamente ou não o que se diz, e, quem profere algo deve ter a certeza do que diz, para que a subjetividade não permita ruídos na interpretação, sendo que estamos fadados a ambiguidade da compreensão (BAKHTIN, 2003). A escola é um lugar múltiplo cultural, metodológico, pensante, um lugar no qual as pessoas se constituem, ou seja, vamos fazendo-nos sujeitos, compilando e compreendendo seres participantes de uma sociedade que cria, recria e co-cria. Sendo assim, essa pesquisa assume um papel político e social quanto a defesa de um discurso que seja lúcido ao se proferir no mundo e que o aparato pedagógico seja real alimento para uma discussão. Por isso, o coração (macro objetivo) desta pesquisa demanda é:  Compreender se o discurso pedagógico utilizado com as famílias é uma estratégia efetiva de aproximá-las e acalmá-las, ou manipular as famílias com a finalidade de amenizar (inviabilizar) para que os problemas trazidos não se tornem maiores ampliando em questões jurídicas com a qual podem acarretar obstáculos institucionais. Este estudo assume o caráter quantitativo e qualitativo da pesquisa social, tendo como técnica a pesquisa exploratória, a metodologia: abordará a análise de discurso e no formato documental. Esses meios se levantarão desde os princípios semânticos até o resultado definitivo da análise, por isso o papel de uma pesquisa exploratória, visto a dificuldade da precisão de argumento concreto, assumindo entrevista semiestrutura como recurso fundante para obter embasamento. Há muitas questões a serem refletidas (teorizadas) no percurso dessa pesquisa, estando bem no início de sua exploração, deseja-se que debatamos sobre a importância de discurso pedagógico, para levar outros docentes/gestores a pensar e/ou se preocupar sobre sua prática de discurso e o seu impacto no seu dia a dia de se fazer docente.

Palavras-chaves: Discurso Pedagógico. Gestão Escolar. Famílias.

REFERÊNCIAS

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo:Martins Fontes, 2003.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do Professor. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.


Palavras-chave


Discurso Pedagógico. Gestão Escolar. Famílias.