Portal de Eventos do IFRS, 24ª MOSTRA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CAMPUS PORTO ALEGRE

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Um olhar de sensibilidade à flora nativa: primeiras experiências de um projeto de ensino
LEONARDO CORREA BARROS

Última alteração: 23-09-2024

Resumo


Disciplinas como ciências naturais, biologia e botânica em geral, são fundamentais para o desenvolvimento da sensibilidade e entendimento do ser humano para com o mundo natural que o cerca. Dentro de uma perspectiva pedagógica atual, se observa um certo desinteresse pelo ensino de botânica, que está estreitamente relacionado com nosso cotidiano, pois dependemos direta e indiretamente da flora e seus recursos. As plantas nos fornecem alimentos, remédios, matéria prima para todas nossas necessidades fundamentais e também para nossa saúde psíquica. Com base nisso, o projeto de ensino “Pra não dizer que não falei das flores: a flora nativa como base para o aprendizado de Ciências Naturais e Biologia” desenvolve  junto aos estudantes dos cursos superiores e técnicos do IFRS, campus Porto Alegre, ações com abordagens diferenciadas para uma maior percepção da diversidade da flora nativa, com a finalidade de promover o aprendizado de maneira interdisciplinar e transversal, com diversas áreas do saber, motivando e qualificando a aprendizagem dos alunos. Como parte das atividades realizadas até o momento, iniciamos com a celebração do dia Nacional da Botânica, apresentando a história de Carl Friedrich Philipp von Martius, botânico alemão, que percorreu o Brasil entre 1817 e 1820 realizando uma das mais importantes pesquisas botânicas do mundo, e elaborando a publicação da obra Flora Brasiliensis. Foi realizada uma roda de conversa e a produção de pôster com informações sobre o tema. Posteriormente, demos início à ação intitulada “Árvore do mês”. A cada mês, uma espécie de árvore nativa é escolhida e, sobre ela, elaboramos um card de apresentação, contendo características associadas ao mês, como florada e frutificação. O card contém um Qr code, que permite acessar um arquivo com informações mais detalhadas sobre a espécie. Já foram apresentadas até o momento, a araucária, o ipê-roxo e o jerivá. Outra ação realizada envolveu o levantamento de componentes curriculares cujas ementas continham conteúdos compatíveis com os objetivos do projeto, nas grades curriculares dos cursos de Tecnólogo em Gestão Ambiental, Licenciatura em Ciências da Natureza – Biologia e Química, Técnico em Biotecnologia e Técnico em Meio Ambiente. A partir disso, foi elaborado um questionário a fim de prospectar o interesse dos docentes  visando elaborar e realizar ações de complementação de conteúdo, desenvolvendo atividades de teor interdisciplinar que pudessem favorecer o aprendizado dos estudantes. A partir da análise das respostas foram propostas atividades a realizar no segundo semestre de 2024. Nosso projeto de ensino tem como perspectiva dar sequência nas atividades, voltadas para a melhoria do aprendizado dos estudantes do campus. Busca ainda, promover uma maior articulação entre as diversas áreas do conhecimento e entre os diferentes níveis de ensino, tendo a flora nativa como tema transversal e central nas propostas pedagógicas.



Palavras-chave


botânica; diversidade; educação.