Portal de Eventos do IFRS, 24ª MOSTRA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CAMPUS PORTO ALEGRE

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Análise do currículo integrado e da avaliação no ensino médio integrado EJA- EPT
katia simone gamarrra da silva, Clarice Monteiro Escott

Última alteração: 26-09-2024

Resumo


Análise do currículo integrado e da avaliação no ensino médio integrado EJA- EPT

Apresenta os resultados parciais da pesquisa que objetiva identificar as contribuições da organização do currículo integrado e da avaliação na permanência e êxito dos estudantes. Para tanto, iniciamos pela análise documental de 8 Projetos Pedagógicos de Cursos dos campi do IFRS na região metropolitana. Os cursos, indicados pelos campi, correspondem aos de menor índice de evasão e reprovação. Desses, 3 correspondiam a Cursos de EJA-EPT e 5 Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. A análise objetivou identificar as formas como está prevista a integração entre as disciplinas técnicas e propedêuticas, a interdisciplinaridade, a pesquisa como princípio pedagógico, o trabalho como princípio educativo, bem como a concepção de avaliação. Identificou-se que os PPCs incorporam em seus textos, os princípios previstos no PPI do IFRS, contemplando as categorias de análise. Em relação aos cursos de EJA-EPT identificou-se que os PPCs preveem a indissociabilidade entre as disciplinas técnicas e propedêuticas, o que não se explicita na representação gráfica do currículo, traduzindo uma concepção tradicional do percurso formativo. Observa-se em alguns PPCs de EJA-EPT, o Projeto Integrador como dinamizador dessa integração. O trabalho como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico não estão previstos em todos os PPCs. A avaliação prevista alterna entre o discurso de uma concepção processual, diagnóstica e formativa e instrumentos avaliativos tradicionais como provas e exames. No entanto, os PPCs não indicam a prática da avaliação integrada entre as disciplinas técnicas e propedêuticas. No que se refere aos PPCs do EMI identificou-se que, embora os projetos apontem ações interdisciplinares, não especificam a integração entre as disciplinas técnicas e propedêuticas, sendo que o mesmo também não está explícito na representação gráfica do currículo. Em alguns PPCs de EMI existe a referência aos projetos integradores, entre os PPCs analisados quatro realizam projetos integradores direcionados para a sua área profissional,os demais não há referências. Em relação à avaliação, embora os textos remetam à concepção progressista e emancipatória, não apresenta prática integrada entre as disciplinas e citam instrumentos avaliativos tradicionais. Na maioria dos PPCs não se identificou menção sobre trabalho como princípio educativo e pesquisa como princípio pedagógico. Os resultados parciais apontam para a necessidade de alinhamento dos PPCs com as categorias que sustentam o currículo integrado e a avaliação emancipatória. Na continuidade a pesquisa buscará, por meio de entrevistas, identificar as contribuições das práticas pedagógicas desenvolvidas nesses cursos e sua contribuição para a permanência e o êxito dos estudantes.  Palavra chave: Educação Profissional e Tecnológica, Plano Estratégico de Permanência e Êxito, Currículo Integrado, Avaliação.




Palavras-chave


Plano estratégico de permanência e êxito,Educação Profissional e Tecnológica,Currículo Integrado, Avaliação