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Cidades sustentáveis com medidas mitigadoras e compensatórias para problemas ambientais
Última alteração: 23-09-2024
Resumo
O ser humano modifica constantemente o meio ambiente, gerando impactos ambientais negativos, diante disso sofremos esses impactos diariamente, com a enchente de maio de 2024 os alunos do nono ano sentiram-se sensibilizados e preocupados com o que será do nosso planeta e da região que habitamos, isso gerou o interesse deles em saber como conter esses impactos vividos nos dias atuais, os mesmos realizaram pesquisas sobre os principais problemas ambientais urbanos na região que habitam e as medidas mitigadoras e compensatórias como solução para a problemática. Medidas mitigadoras são aquelas estabelecidas antes da instalação de um empreendimento, e visa à redução dos efeitos provenientes dos impactos ambientais negativos. Medidas compensatórias são aplicadas para compensar, de alguma forma, os prejuízos e danos ambientais efetivos. Com o objetivo de tentar evitar e minimizar os impactos ambientais mais frequentes nas cidades, estabeleceu-se medidas mitigadoras e compensatórias de impactos ambientais. Objetivo: criar uma representação tridimensional de uma cidade que integre práticas e tecnologias estabelecendo medidas mitigadoras e compensatórias para problemas ambientais, permitindo com que o estudante reflita sobre atitudes que causam prejuízos ao meio ambiente e assim promover uma maior conscientização sobre soluções ecológicas e sustentáveis. Metodologia: o projeto ocorreu em duas etapas - Pesquisa e Planejamento - pesquisa sobre os problemas ambientais urbanos (poluição do ar e da água, aquecimento global, gestão de resíduos, e uso do solo), problemas que acometem Porto Alegre e região metropolitana, elaboração de medidas compensatórias para essas regiões. Planejamento das medidas mitigadoras a incorporar na maquete (energia renovável, asfalto ecológico, horta agroecológica, cisternas, moda sustentável, escolas sustentáveis, transporte sustentável, áreas verdes em APA, APP ou UC, etc.). Segunda etapa - construção da maquete com material sucata (não foi permitido utilizar materiais não recicláveis) e implementação das medidas mitigadoras e compensatórias. Resultados: Os estudantes entregaram a pesquisa e construíram a maquete com base na pesquisa, seguindo criteriosamente tudo que eles próprios sugeriram. Ocorreu exposição com explicação da maquete para os demais estudantes da escola e para a comunidade escolar. Este projeto não só promoveu o aprendizado sobre práticas sustentáveis, mas também permitiu uma melhoria do entendimento dos alunos sobre práticas ecológicas e suas aplicações em ambientes urbanos, assim como um aumento da conscientização dos alunos e da comunidade escolar sobre a importância da sustentabilidade, para assim ter a autonomia de cobrar dos nossos governantes medidas compensatórias para problemas ambientais que vivemos atualmente.
Palavras-chave
sustentabilidade