Portal de Eventos do IFRS, 24ª MOSTRA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CAMPUS PORTO ALEGRE

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Análise de traduções intersemióticas de Carmilla
Nicole Bechi Robaski

Última alteração: 23-09-2024

Resumo


Carmilla, a condessa de Karnstein é um livro gótico escrito por Sheridan Le Fanu entre os anos de 1871 e 1872 e, assim como outros contos góticos do mesmo período, recebeu diversas adaptações de suas obras. No Projeto Experimental Multimídia de título Carmilla: adaptação da literatura gótica para história em quadrinhos, em desenvolvimento como requisito para a conclusão do curso Superior de Tecnologia em Produção Multimídia, no campus Alvorada do IFRS, constatou-se a necessidade de realizar uma pesquisa voltada para outras mídias que realizaram traduções intersemióticas do conto gótico e como a fizeram, de modo a embasar e qualificar a concepção e a criação das personagens na adaptação em curso. Duas análises para o projeto foram feitas, com base no livro Carmilla, da editora Wish, que contém prefácio e posfácio escritos por Carlos Primati, em que analisa adaptações, principalmente para o cinema, de Carmilla. A ênfase na pesquisa realizada para o projeto Carmilla, foi na imagem e no contexto adaptado nas mídias, e como empregaram todas as referências visuais e de época descritas por Le Fanu. Observou-se que Carmilla, apesar de ser uma narrativa gótica muito importante e referenciada em diversas mídias, muitas vezes passa despercebida. Por seu caráter sáfico, muitas vezes é usada como base para produções quase pornográficas e personagens tão importantes para o gênero de terror e da literatura gótica são tratadas com desprezo e misoginia pela produção dessas mídias. Portanto, a criação da tradução intersemiótica proposta no projeto Carmilla, propõe uma adaptação mais fiel à intenção do autor, evitando a objetificação da figura feminina e sáfica, bem como procurando ao máximo traduzir com fidelidade as referências visuais conforme descrição narrada no conto.



Palavras-chave


Mídia; Tradução intersemiótica; Literatura gótica