Última alteração: 23-09-2024
Resumo
A atuação do profissional docente tem inúmeros desafios, mas a presente reflexão faz um resgate que vai desde início da formação dos professores, que muitas vezes no caso dos atuantes no superior não cursaram licenciaturas e ou formações pedagógicas até as instituições de ensino onde os docentes estão atuando, como os stakeholders diretamente envolvidos na formação docente estão atentos às mudanças constantes da nossa sociedade. Evolução tecnológica caminha muito mais rápido do que as instituições e os gestores podem acompanhar, a pandemia do convid 19 que explodiu em 2020, jogou os professores e as instituições de ensino de forma geral na “obrigação” do uso de tecnologias, sendo mesmo aqueles que apresentavam resistência e não tinham acesso a utilizar novos softwares, recursos, programas, apps para atender as aulas online. No meio desse cenário percebemos o crescimento que já vinha acontecendo na educação à distância e como consequência de uma entre tantas mudanças sociais geradas por esse processo a introdução do modelo híbrido acelerado na volta às aulas “presenciais”. E no meio de todo esse processo observamos os professores que buscam normalmente por eles mesmo a atualizações, novas formações. E as instituições de ensino e gestores educacionais envolvidos e por muitas vezes afundados em tantos processos administrativos e burocráticos que precisam pensar em como atender a demanda de formação continuada de seus docentes. Como apoiar e preparar suas equipes docentes para atender em seus planejamentos e práticas, esse é um desafio enorme tendo em vista ainda que por muitas vezes os próprios gestores não têm esses subsídios e não estão atualizados. Encontram também a falta de recursos direcionados para formação docente, resultando em pouca carga horária destinada, equipes por vezes desmotivadas. Quando falamos de formação continuada docente devemos também refletir sobre o fato de que para equipes que atuam com educação básica e regular normalmente tem mais momentos destinados a esse processo, uma maior preocupação dos gestores e mantenedores em relação a suas formações. Já quando olhamos para o ensino superior esse cenário muda de figura, os recursos destinados são bem menores e inclusive os materiais de apoio encontrados são menores das 20 metas do Plano Nacional de Educação apenas uma fala sobre a formação de professores atuantes no ensino superior, e de forma muito superficial. A formação pedagógica dos docentes do ensino superior é um componente essencial para a qualidade da educação. Sem ela, os professores podem enfrentar dificuldades para transmitir seu conhecimento de forma eficaz e inclusiva, comprometendo a aprendizagem dos alunos e a missão educacional das instituições. Para que o Brasil possa alcançar os altos padrões de qualidade educacional que almeja, é imprescindível que as estratégias de formação de professores incluam um foco sólido e contínuo na pedagogia, garantindo que os docentes estejam verdadeiramente preparados para educar as futuras gerações.