Última alteração: 23-09-2024
Resumo
Ao estudar assuntos relacionados à microscopia nas escolas de ensino fundamental e médio percebe-se que a falta de laboratórios ou a falta de manutenção dos mesmos podem prejudicar o entendimento sobre determinados assuntos no campo da ciência e/ou biologia que envolvem aulas práticas com uso de microscópios e estereoscópios. Tais equipamentos proporcionam ao aluno visualizar estruturas que não podem ser observadas sem o auxílio de equipamentos, e que, ao utilizá-los permitem analisar elementos correspondentes ao conteúdo propriamente dito, e também toda uma gama de outras estruturas que compõem tecidos e órgãos. O projeto de extensão “Um mundo através das lentes!” (UMAL!) proporciona aos alunos da rede pública acesso aos laboratórios do IFRS, participando de atividades práticas relacionadas aos conteúdos curriculares que envolvam o uso de equipamentos ópticos, tendo assim, a possibilidade de manipulá-los e ainda conhecer as coleções didáticas presentes no campus. Os projetos de extensão como o UMAL!, são importantes para o desenvolvimento dos alunos, tanto do IFRS quanto das escolas participantes, pois por meio das atividades permitem o aprimoramento de habilidades do bolsista, o qual propõe, discute e elabora os materiais, além de acompanhar as oficinas. Já os estudantes das escolas participantes executam as tarefas e práticas, desenvolvendo uma série de habilidades inerentes à experimentação. Como resultados parciais, atualmente o projeto tem modelos de práticas sobre os mais diversos temas que podem ser realizados a partir do agendamento das escolas. O mais recente, abordando o tema da polinização, será beneficiado pela estação do ano favorável ao seu estudo. Foi também iniciado o contato com as escolas para apresentar a proposta e prospectar interesses. A partir disso, as atividades serão desenvolvidas e avaliadas. Ao término, será aplicado um questionário de satisfação previamente elaborado. Além disso, pretende-se analisar a efetividade das práticas por meio de uma verificação de conhecimentos prévios e, ao final, uma avaliação do nível de entendimento dos alunos.