Portal de Eventos do IFRS, 24ª MOSTRA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CAMPUS PORTO ALEGRE

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Estudo de reações de oxidação de álcoois: uma proposta didática
Giovana Aparecida Flores de Almeida, Aline Grunewald Nichele

Última alteração: 23-09-2024

Resumo


A crescente utilização de tecnologias digitais (TD) pelos estudantes motivou a criação do projeto Tecnologias Digitais nos processos de ensino e aprendizagem em Química que tem em seus objetivos a criação, o desenvolvimento e avaliação de práticas pedagógicas em Química que integram as TD, no contexto da educação digital. Uma das propostas didáticas criadas, versou sobre o estudo de reações de oxidação de álcoois e esta embasou a criação de produto educacional intitulado “Reações Orgânicas de Oxidação de Álcoois: uma proposta didática mediada pelo Padlet”. Este trabalho tem como objetivo apresentar o produto educacional “Reações Orgânicas de Oxidação de Álcoois: uma proposta didática mediada pelo Padlet”. Este material foi elaborado após desenvolvimento da proposta didática junto a estudantes do curso Técnico em Química, do IFRS Campus Porto Alegre. Estruturalmente o produto educacional divide-se em duas partes: a primeira, com a apresentação do aplicativo utilizado (Padlet), contando com informações do que ele trata, instruções para primeiro acesso, os layouts e personalizações possíveis a se fazer, e as formas de compartilhamento e colaboração; e, a segunda parte do produto educacional, com a apresentação e caracterização da proposta didática para o estudo das reações orgânicas de oxidação de álcoois, que é estruturada em cinco etapas. A primeira etapa consiste na apresentação do tema, onde os alunos são introduzidos às reações de oxidação e à utilização do Padlet, recebendo orientações sobre como manusear a ferramenta. Em seguida, na retomada de conteúdos, ocorre uma revisão dos conceitos básicos de química orgânica, abordando a diferenciação entre álcoois, enois e fenois, além da classificação dos álcoois em primários, secundários e terciários. Na terceira etapa, os alunos realizam atividades que envolvem o estudo das reações, caracterizando as reações de oxidação e investigando processos químicos, como a transformação do etanol em ácido acético. A quarta etapa envolve a criação do quadro virtual, onde os alunos devem apresentar as informações coletadas nas etapas anteriores em um quadro no Padlet. Por fim, a etapa de socialização dos aprendizados permite que os alunos apresentem e debatam os quadros criados, promovendo a troca de conhecimentos e experiências. O produto educacional “Reações Orgânicas de Oxidação de Álcoois: uma proposta didática mediada pelo Padlet” está publicado no Portal EduCapes.

Palavras-chave


Padlet; química orgânica; ensino de química