Última alteração: 03-10-2024
Resumo
Com todos os avanços tecnológicos que tem acontecido nos últimos anos, é perceptível que a internet está cada vez mais inserida no nosso cotidiano, contudo, muitas vezes é utilizada de forma incorreta, o que acarreta problemas significativos em relação ao bem-estar do usuário. Utilizar a tecnologia de maneira errônea, pode trazer muitos malefícios, como problemas de ansiedade e problemas de comunicação fora da internet. Sendo assim, seguindo a teoria de Young (1996), esta pesquisa busca entender a maneira como os alunos utilizam a internet. O estudo entende que se utilizar a internet de maneira excessiva é considerado dependente, pois, o usuário a usa de maneira prejudicial e sente que precisa dela, mas se tem apenas um uso regular para atividades acadêmicas, trabalho ou lazer é considerado apenas um usuário médio. Conforme Silva "O modo de vida, cada vez mais informatizado, tem exacerbado as relações benéficas ou danosas, estabelecidas com os meios tecnológicos, principalmente com aqueles mediados pela internet" (SILVA, 2020, p. 6). Desta forma, é importante destacar que todo o progresso da internet, tem lados positivos e negativos. Sendo positivo, a parte de facilitação de comunicação, permitindo que as pessoas possam se comunicar com outras de qualquer parte do mundo. Na parte negativa, temos a propagação de fake news e o cyberbullying, que pode ocorrer de modo anônimo. Entretanto, não se pode negar que o mundo está cada vez mais “digitalizado”, o que pode ser um desafio para a saúde mental dos usuários com as interações através das mídias de comunicação. A pesquisa foi realizada em forma de levantamento, do qual, conforme Gil (2002), é um método investigativo da qual o objetivo principal é coletar informações diretamente de uma população ou de uma amostra que a represente, normalmente por meio de questionários ou entrevistas como instrumentos de coleta de dados. Como instrumento de pesquisa, será utilizado um questionário na plataforma Google Forms, onde o mesmo será formado por questões socioeconômicas e questões retiradas do questionário IAT (Teste de dependência na internet). Uma expectativa para este estudo é a identificação de um percentual considerável de alunos que apresentem uso excessivo. No entanto, também existe a possibilidade de que a maioria dos resultados revele usuários com comportamento médio. Essa situação pode levantar preocupações acerca do padrão de uso, levantando questões sobre o risco de evolução para uma eventual dependência ou de se tornarem usuários com baixa frequência. Após uma análise dos possíveis resultados de acordo com Young (1996), caso apareça números significativos será possível notar a necessidade urgente de projetos de conscientização, especialmente entre os jovens.