Última alteração: 23-09-2024
Resumo
O Projeto de pesquisa PseudoScript, desenvolvido no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), campus Porto Alegre, tem por objetivo encontrar uma solução alternativa à principal ferramenta atualmente utilizada na disciplina de Lógica de Programação (LP), o Visualg, a fim de oferecer um ambiente com interface mais amigável, visualmente agradável e em cuja sintaxe se identifiquem mais facilmente os elementos constitutivos de linguagens contemporâneas e, sobretudo, daquelas presentes no currículo do curso de Sistemas para Internet. Dessa forma, pretende-se contribuir com o processo de ensino e aprendizagem de algoritmos dos estudantes iniciantes em programação e, assim, minimizar os altos índices de reprovação na disciplina de LP do IFRS campus POA. Inicialmente, propusemos o desenvolvimento de uma aplicação do zero, contudo, ainda em fase exploratória, tomamos conhecimento do Portugol Studio e sua versão web, Portugol Webstudio, algo, por sua vez, muito próximo daquilo que idealizamos quando começamos este projeto. Reformulamos, portanto, nosso problema de pesquisa, e, desde então, a pergunta para a qual buscamos uma resposta tem sido como – e se – essa ferramenta atende a disciplina de LP. Já coletamos dados a respeito da adesão de uma turma após a apresentação dessa aplicação e notamos que muitos daqueles que optaram por utilizar o Portugol Studio ressaltaram que a proximidade com a linguagem C influenciou na escolha e/ou lhes pareceu benéfica para o aprendizado. Entretanto, muitos dos alunos que sinalizaram que fariam uso da ferramenta para o desenvolvimento do trabalho final da disciplina posteriormente optaram por voltar a utilizar o Visualg. Por isso, nesta fase da pesquisa, buscamos entender melhor o potencial do Portugol Studio e sua usabilidade em sala de aula, bem como as possibilidades de contribuição para melhora da ferramenta no futuro. Para tanto, será organizada uma oficina de desenvolvimento de jogos utilizando o Portugol Studio, a ser ministrada de forma virtual e assíncrona ao longo do segundo semestre de 2024 paralela à disciplina de LP. Dessa oficina, mediante a perspectiva dos jogos, esperamos não só que os alunos familiarizem-se com a ferramenta e com suas funcionalidades mas também que possamos compreender as suas limitações e possibilidades de melhoria.