Última alteração: 23-09-2024
Resumo
O presente trabalho é fruto do projeto de pesquisa intitulado ‘’A inclusão como papel nas instituições públicas Laboratórios de ensino e o estudo de acessibilidade e demandas de adaptação arquitetônica’’ que colabora no desenvolvimento de subsídios teóricos em relação a acessibilidade arquitetônica ofertada nos espaços laboratoriais de ensino na educação profissionalizante, graduação e ensino médio, especialmente para os discentes dos cursos ofertados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS - Campus Porto Alegre. Os objetivos da pesquisa consistem em: a) viabilizar a necessidade de pensar na acessibilidade na perspectiva do Desenho Universal; b) sensibilizar a comunidade acadêmica a reavaliar os espaços dispostos para a promoção de práticas laboratoriais acessível a todos; c) mapear os laboratórios do IFRS que seguem as medidas previstas na norma regulamentadora NBR - 9050; d) desenvolver a experiência de pesquisadora à bolsista, discente do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza: Biologia e Química. Na realização da pesquisa foi determinado quatro passos, organizados em: revisão bibliográfica da NBR - 9050, responsável por determinar padrões que proporcionam a utilização segura dos espaços urbanos, mobiliários e equipamentos para as pessoas, independente de estatura, idade ou limitação e revisão das abordagens existentes acerca do tema; no segundo momento foi elaborado o checklist, que serviria de base prática para realizar as medidas, onde o terceiro momento seria destinado ao mapeamento nos laboratórios escolhidos, que foram os dois laboratórios das áreas de Biologia. Na quarta e última etapa realizou-se a organização para construção final do corpo do projeto. Os resultados encontrados foram registrados por meio de fotos, digitalizados e organizados por planilhas para construção de um artigo científico que tem como propósito contribuir para o crescimento desta discussão em prol do avanço do acesso à educação para todos de forma igualitária e acessível.