Portal de Eventos do IFRS, 24ª MOSTRA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CAMPUS PORTO ALEGRE

Tamanho da fonte: 
Formações complementares em flauta doce 2024
Ingriti Solene Santos Pereira, Cláudia Schreiner

Última alteração: 03-10-2024

Resumo


O Programa "Formações Complementares em Flauta Doce 2024" é continuidade das edições anteriores de 2022 e 2023. O programa tem como objetivo produzir e compartilhar conhecimento e prática em flauta doce. Este ano focamos nas diferentes possibilidades e variedades de flautas doces, contextos e repertórios. Por exemplo: as flautas existentes no Brasil, suas histórias, sua importância e formas de tocar. Também fizemos algumas oficinas fora do Campus. O objetivo do programa é proporcionar oportunidades de aprendizado para flautistas amadores, profissionais e professores através de uma abordagem diversificada e flexível, de trocas de experiências e do enriquecimento do cenário musical. As atividades são organizadas em encontros temáticos, alternando entre formatos remotos e presenciais. As atividades incluem palestras, oficinas e recitais. Organizamos os encontros por meio de reuniões de planejamento sobre cada encontro, escolhendo tema, convidado, formato e data. Os encontros remotos são feitos pelo google meet, visando a parte teórica e discussões, enquanto os presenciais são voltados à prática do instrumento. A satisfação dos participantes é avaliada através de formulários de presença e avaliação, proporcionando feedback contínuo, fazendo com que tenhamos ideias para próximos encontros, pois os formulários incluem a possibilidade de sugestões de temas. A Semana de Encerramento oferece uma programação intensiva, com apresentações ao vivo e este ano queremos fazer oficinas de danças renascentistas. Em 2024, o programa abordou uma ampla variedade de temas, como a existência de flautas indígenas na palestra com Valéria Bittar. Tivemos oficinas fora dos Campus, em escolas como EMEF Jardim Outeiral, umas das oficinas foi conduzida pela Cláudia Schreiner, coordenadora do programa e Sabrina, discente voluntária no programa; a outra conduzida por mim Ingriti Pereira juntamente com Sabrina, e foi incrível esta experiência. Na escola EMEF Grande Oriente, foi conduzida por Cláudia, a partir do contato com o professor de música da escola, que participa do Conjunto de Flautas Doces do Projeto Prelúdio. As oficinas foram planejadas coletivamente em reuniões da equipe do programa. Eu não pude participar de todas por causa das aulas na escola e no curso técnico em Instrumento Musical. Tivemos dificuldades com os encontros, pois fomos impactados pela enchente, que levou nosso local de encontros presenciais, fazendo com que tivéssemos a necessidade de encontros online ou descentralizados. Os encontros online atenderam a diversas regiões do Brasil, por conta de ser online. A programação gerou uma rica troca de conhecimentos. O Programa "Formações Complementares em Flauta Doce" consolidou-se com uma plataforma valiosa para o aprofundamento e diversificação do estudo da flauta doce. A continuidade e expansão do programa são justificadas pela excelente recepção e pelo impacto positivo na comunidade musical, evidenciando a relevância e a necessidade de iniciativas semelhantes para o desenvolvimento e promoção da flauta doce.


Palavras-chave


Flauta doce; interpretação musical; formação de professores