Portal de Eventos do IFRS, 24ª MOSTRA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CAMPUS PORTO ALEGRE

Tamanho da fonte: 
Projeto por salas de aula fisicamente ativas!, uma proposta para a promoção da saúde e melhora do aprendizado nas salas de aula
Matheus Borges Manso, Ângelo Cássio Magalhães Horn, Cintia Mussi Alvim Stocchero

Última alteração: 23-09-2024

Resumo


Os benefícios da atividade física (AF) sobre os indicadores de saúde estão amplamente reportados na literatura. A prática regular da AF tem mostrado a capacidade de reduzir o aparecimento e tratar uma série de doenças crônicas não transmissíveis, como a Hipertensão arterial, o Diabetes melito do tipo II e a Obesidade; assim como interferir positivamente em diferentes transtornos e doenças ligados ao sistema nervoso, como a Ansiedade, Demência e Doença de Parkinson. Além disso, a AF também tem papel sobre a cognição, ocasionando uma melhora no processo de aprendizagem, traduzido por um ganho no desempenho escolar. Este projeto objetiva estimular a adoção de salas de aula fisicamente ativas, visando contribuir para a melhora da saúde e aprendizagem de alunos por intermédio da oferta de uma formação para professores do ensino básico. Para tanto, o projeto propõem uma intervenção dentro das escolas interessadas, calcada na apresentação dos aspectos do efeito da AF sobre a saúde e cognição, além do desenvolvimento de oficinas, com enfoque no público em idade escolar. Durante a intervenção são demonstradas, como exemplos, diferentes dinâmicas para tornar a sala de aula um ambiente ativo fisicamente, com atividades energizadoras e outras inseridas ao plano de aula, e aberto espaço para a uma discussão final, roteirizada, de como aplicar e registrar a proposta nos diferentes componentes curriculares. Seguindo o modelo aplicado em 2023 para a organização da oferta da formação em 2024, foi elaborada uma lista com 10 escolas públicas de ensino fundamental e médio localizadas nas proximidades do Campus. Aos diretores dessas escolas foi enviado um e-mail com informações sobre a formação e um endereço eletrônico para que a escola pudesse autoagendar a ação em suas dependências. Em paralelo, construiu-se a apresentação teórica sobre o tema, enfatizando o resultado da AF na saúde e na aprendizagem dos escolares, juntamente com a lista de dinâmicas a serem utilizadas como exemplos para a implementação das salas de aula fisicamente ativas. Finalmente elaborou-se um roteiro e materiais para guiar as discussões finais, após a oficina, com os professores. Com esse projeto pretendemos continuar contribuindo para um ensino ativo, como foi feito anteriormente, que conduza à promoção da saúde e uma melhora da aprendizagem do público em idade escolar.


Palavras-chave


Atividade física; Saúde; Aprendizagem